Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Conheça passo a passo da operação de resgate dos mineiros

12 out 2010 - 19h21
(atualizado em 12/10/2010 às 20h17)
Compartilhar
Direto do Chile

A equipe de resgate desenvolveu um complexo plano para retirar os 33 mineiros soterrados desde o dia 5 de agosto na mina San José, em Copiapó. A operação, que deve começar a partir da meia-noite desta quarta-feira, inclui a mobilização de helicópteros militares, pessoal de emergência, médicos e paramédicos.

Perfuradora chega aos mineiros soterrados no Chile:

Conheça o passo a passo do resgate:

Túnel perfurado

A perfuradora T-130 completou neste sábado o túnel de 622 m e 66 cm de diâmetro até a galeria subterrânea onde se encontram os mineiros. Por esse túnel, os mineiros serão içados a partir da meia-noite desta quarta.

Explosão controlada

Os mineiros tiveram que realizar uma explosão controlada na galeria para abrir espaço à cápsula que vai descer para resgatá-los.

Túnel revestido

Os primeiros 56 m do túnel ganharam um revestimento especial para evitar o desprendimento de rochas durante o trajeto percorido pela cápsula.

Quatro socorristas

Um mineiro treinado para a operação será o primeiro a descer pelo túnel até o fundo da mina, seguido por um enfermeiro, outro socorrista mineiro e mais um enfermeiro, para ajudar os soterrados no processo de saída da superfície. Os quatro permanecerão na galeria até que o último trabalhador seja retirado.

Cápsula de transporte

Os 33 mineiros serão içados à superfície em uma cápsula de 4 m de altura e 450 kg, equipada com oxigênio, comunicação com o exterior e controle dos sinais vitais de cada um. Os mineiros vestirão roupa com material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos aos olhos após tanto tempo sem receberem luz solar.

O percurso de subida deve durar em média 15 minutos, sendo de 1 hora o tempo para o resgate de cada um dos trabalhadores. O tempo total de resgate está estimado em 36 horas.

Hábil, frágeis e fortes

Quatro mineiros foram identificados como os mais hábeis da equipe e, entre eles, um será escolhido para ser o primeiro resgatado. Terá que ser um mineiro com capacidade para resolver qualquer problema durante a subida. Logo depois, serão retirados os mais frágeis: aqueles com maior peso, o que sofre de diabetes e o que tem dificuldade respiratória. Por último, saírão os mais fortes, capazes de continuar colaborando e controlando a ansiedade da espera.

Atenção médica

Cada mineiro que for saindo será recebido por médicos e paramédicos da Corporação Nacional do Cobre (Codelco) e pela Marinha do Chile para receber assistência médica rápida em uma estrutura montada especialmente próxima à saída do túnel.

No primeiro contato médico, os mineiros serão questionados sobre dores fortes e receberão avaliação de lucidez. Logo depois, serão transportados até a zona de triagem instalada a poucos metros dali. Lá, os mineiros devem permanecer por duras horas, enquanto recebem soro, vitaminas e antibióticos, e iniciarão a avaliação psicológica presencial. São três médicos e um psicólogo à disposição.

Encontro com familiares

Após a verificação de boa condição física, os mineiros estarão liberados para o módulo de descanso, onde poderão ter o tão esperado reencontro com seus familiares.

Viagem de helicóptero

Ao sair do reencontro com os parentes, os mineiros serão levados de ambulância até helicópteros militares que estarão esperando por eles ainda na mina. O destino final é o Hospital Regional de Copiapó, a 300 m da base militar onde as aeronaves pousarão. Lá, os resgatados permanecerão por mais 48 horas, onde passarão por revisão médica completa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra