PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: Farc e governo retomam diálogo de paz

O Ministério Público colombiano acusou na última semana um hacker de ter interceptado e-mails do presidente Juan Manuel Santos e das Farc, ameaçando o processo de paz

12 mai 2014 - 15h53
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente da Col&ocirc;mbia, Juan Manuel Santos, participa de entrevista em Villavicencio, em 6 de maio. Ele prometeu &quot;dar a vida&quot;&nbsp;para trazer&nbsp;paz para a Col&ocirc;mbia, mas disse que se n&atilde;o for eleito, as&nbsp;negocia&ccedil;&otilde;es com as&nbsp;Farc poder&atilde;o entrar em colapso</p>
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participa de entrevista em Villavicencio, em 6 de maio. Ele prometeu "dar a vida" para trazer paz para a Colômbia, mas disse que se não for eleito, as negociações com as Farc poderão entrar em colapso
Foto: Reuters

A guerrilha comunista das Farc e o governo colombiano retomaram com otimismo nesta segunda-feira os diálogos de paz em Havana, mesmo preocupados com a espionagem às comunicações de ambas as partes.

"Somos insurgentes e sabemos que o Estado e todos os atores sociais que nos enfrentam desde o início do confronto apelam para a espionagem", declarou à imprensa Andrés París, um dos delegados de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), sobre a interceptação de e-mails.

O Ministério Público colombiano acusou na semana passada o especialista em informática Andrés Sepúlveda de ter interceptado e-mails do presidente Juan Manuel Santos e das Farc, o que o presidente atribuiu em uma entrevista à AFP a uma tentativa de envenenar o processo de paz.

"O que estamos presenciando é a espionagem contra o conjunto da sociedade colombiana", declarou París, afirmando que a guerrilha tem "vontade de avançar o mais rápido possível" na discussão sobre drogas ilícitas, terceiro dos seis pontos da agenda de paz.

"As contradições são menores, é um desejo muito grande de resolver este ponto" das drogas, "por isso o otimismo de Andrés", declarou Jesús Santrich, outro delegado das Farc.

Ambas as partes, que retornaram à mesa de negociações após um recesso de oito dias, chegaram a um acordo até agora sobre os dois primeiros pontos da agenda, reforma rural e participação política.

Este ciclo de negociações coincide com a última etapa da campanha para a eleição presidencial de 25 de maio, na qual Santos concorre a um novo mandato, e que foi marcada pelas revelações de espionagem.

Santos, que tem uma leve vantagem sobre seus rivais, de acordo com as pesquisas, atribuiu a espionagem ao desespero dos opositores com o processo de paz com as Farc, a maior guerrilha do país.

"Estão desesperados porque veem que a paz tira sua razão de ser, sua razão de existir", declarou Santos em uma entrevista à AFP durante uma viagem de campanha a Cúcuta, na fronteira com a Venezuela.

A delegação do governo, liderada por Humberto de la Calle, não concedeu declarações à imprensa ao entrar no Palácio de Convenções de Havana, sede das negociações iniciadas em 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade