PUBLICIDADE

América Latina

Cinco corpos enrolados como múmias são encontrados no norte do México

8 mar 2013 - 18h43
Compartilhar

Nus e enrolados com pedaços de lençol branco como se fossem múmias, os corpos de cinco homens foram encontrados nesta sexta-feira no Estado de Coahuila, no norte do México, uma das regiões mais violentas onde há disputas entre cartéis do narcotráfico.

A promotoria do Estado disse que três dos corpos estavam pendurados em uma ponte e dois atirados a uns metros em uma avenida importante da cidade de Saltillo, a capital estadual.

A causa das mortes é desconhecida e fontes disseram que, pelo que parece, os corpos não têm impactos de bala, como é normal nos ajustes de contas entre grupos do crime organizado.

"Também havia uma mensagem com os corpos", disse uma fonte da procuradoria de Coahuila à Reuters, mas esclareceu que a mensagem não foi divulgada, como acontece às vezes para não dar publicidade às ações dos cartéis.

A fonte afirmou que os peritos ainda estavam tentando determinar se antes de serem enrolados nos lençóis já estavam mortos, pois "à primeira vista os corpos não apresentam impactos de bala."

No México, não acabou a onda de violência que começou desde que o ex-presidente Felipe Calderón declarou um combate frontal aos cartéis pouco depois de assumir, em dezembro de 2006.

Durante seu governo, cerca de 70.000 pessoas morreram e 26.000 estão desaparecidas. Nos primeiros meses do governo de Enrique Peña Nieto, que assumiu em 1 de dezembro, morreram mais de 2.200 por enfrentamentos ligados ao crime organizado, segundo dados oficiais.

(Reportagem de Lizbeth Diaz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade