PUBLICIDADE

América Latina

Bolívia afirma que papa mascará folha de coca devido a propriedades médicas

29 jun 2015 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, agradeceu nesta segunda-feira que o papa Francisco tenha pedido para mascar folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude nas cidades de El Alto e La Paz porque, segundo sua opinião, isso é um reconhecimento das propriedades medicinais da planta.

"Isso faz com que nos sintamos muito bem, não somente porque tem a ver com um símbolo de nossa identidade nacional, mas também se trata de um assunto médico. Sempre se disse que a folha de coca favorece ao desempenho de atividades em regiões altas", disse García Linera à imprensa na região de Cochabamba.

Com esse pedido, o pontífice reconhece a "identidade" dos bolivianos "e assume uma leitura médica da folha de coca", acrescentou Linera, que exerce interinamente a presidência do país devido à viagem de Evo Morales ao Paraguai.

O papa visitará a Bolívia entre os próximos dias 8 e 10 de julho, dentro de uma viagem sul-americana que também inclui Equador e Paraguai.

Francisco chegará procedente do Equador a El Alto, situada a 4.000 metros sobre o nível do mar, e permanecerá algumas horas na vizinha La Paz, que está a 3.600 metros de altitude, antes de deslocar-se a Santa Cruz, a cidade mais povoada da Bolívia.

Nessa cidade, localizada a 400 metros de altitude, o pontífice permanecerá dois dias nos quais, entre outras atividades, celebrará uma missa e visitirá a prisão de Palmasola, a mais conflituosa do país.

O ministro de Culturas e Turismo, Marko Machicao, assegurou no domingo que a previsão era oferecer a Francisco o tradicional mate ou chá de folhas de coca ou um café, mas que ele "pediu especificamente que quer fazer o mascado de coca", o que encheu de alegria as autoridades bolivianas.

O mascado das folhas de coca é um hábito cultural enraizado no país andino nos setores indígenas e camponeses e é praticada também por mineradores e transportadores.

Também é comum que os que chegam à região andina da Bolívia consumam um mate ou chá de folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude em El Alto e La Paz.

A folha de coca tem na Bolívia usos culturais, rituais e medicinais reconhecidos na Constituição, mas grande parte da produção da planta é desviada ao narcotráfico para a fabricação de cocaína.

O governo boliviano promove a industrialização da planta com o objetivo de exportar seus produtos derivados, mas a folha de coca segue dentro da lista de entorpecentes da Convenção Antidrogas das Nações Unidas, razão pela qual sua exportação está vetada por esse organismo.

Os produtores de coca da região de Chapare, reduto político e sindical do presidente Evo Morales, anunciaram na semana passada que presentearão o papa com um bolo, chás e outros produtos industrializados da folha de coca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade