Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alpinistas italianos desaparecem durante escalada no Himalaia

Stefano Farronato e Alessandro Caputo estavam no Monte Panbari

3 nov 2025 - 07h56
(atualizado às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois alpinistas italianos desapareceram enquanto tentavam escalar uma montanha de quase 7 mil metros de altitude no Himalaia, no Nepal.

Buscas por alpinistas italianos no Nepal estão em andamento
Buscas por alpinistas italianos no Nepal estão em andamento
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo comunicado do Departamento de Turismo do país asiático, os montanhistas Stefano Farronato e Alessandro Caputo planejavam fazer a ascensão ao cume do Monte Panbari, de 6.887 metros, porém ficaram bloqueados no Acampamento 1 e não deram mais notícias desde o último sábado (1º).

Já o chefe de expedição dos dois alpinistas foi socorrido de helicóptero no Acampamento Base da montanha no domingo (2). Na semana passada, o ciclone Montha, formado no Golfo de Bengala, levou fortes chuvas e nevascas ao Nepal, bloqueando muitos excursionistas.

"A visibilidade baixa tornou voos de helicóptero muito difíceis, mas o tempo agora melhorou", disse Sagar Pandey, presidente da Associação das Agências de Trekking do Nepal, à AFP.

Lar de oito dos 10 picos mais altos do mundo, incluindo o Monte Everest, o Nepal recebe milhares de alpinistas e montanhistas todos os anos, porém expedições no outono boreal no Himalaia são menos populares devido aos dias mais curtos e frios, ao terreno nevado e a uma janela de tempo mais estreita para alcançar os cumes.

O Panbari, situado em uma área remota entre os distritos de Gorkha e Manang, ficou fechado a estrangeiros durante muito tempo, e a primeira ascensão foi realizada apenas em 2006, por uma equipe francesa. Justamente por causa de seu isolamento, a montanha é considerada por alpinistas um destino de prestígio.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade