Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aliados de Meloni dominam lista de governadores mais populares da Itália

Pódio é ocupado por representantes da coalizão de direita

7 jul 2025 - 12h48
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) mostrou que o rico e industrializado norte da Itália tem os governadores mais populares do país.

Massimiliano Fedriga tem 66,5% de aprovação, segundo pesquisa
Massimiliano Fedriga tem 66,5% de aprovação, segundo pesquisa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Massimiliano Fedriga, do Friuli-Veneza Giulia, lidera a classificação elaborada pelo instituto Noto Sondaggi para o jornal Il Sole 24 Ore com 66,5% de aprovação, seguido por Luca Zaia, do Vêneto, com 66%, e Alberto Cirio, do Piemonte, com 59%.

Todos pertencem à coalizão encabeçada pela premiê de direita Giorgia Meloni: Fedriga e Zaia são do partido nacionalista Liga, do vice-premiê e ministro da Infraestrutura e dos Transportes, Matteo Salvini, enquanto Cirio é membro do conservador Força Itália (FI), do também vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani.

"É um resultado que nos investe de uma responsabilidade ainda maior e que confirma que o trabalho do governo regional é apreciado pelos cidadãos. Mas isso não deve nos induzir a acreditar que a confiança é um dado imutável", disse Fedriga.

O governador de centro-esquerda mais bem colocado na pesquisa é Eugenio Giani (Toscana), do Partido Democrático (PD), com 58,5%, Na outra ponta da tabela aparecem outros dois governadores da coalizão de direita, Francesco Roberti (Molise), do FI, e o independente Francesco Rocca (Lazio), empatados na lanterna com 44%. Eles são precedidos por Michele Emiliano (Puglia), independente de centro-esquerda, com 44,5%.

Enquanto isso, o prefeito mais popular é Marco Fioravanti, de Ascoli Piceno e membro do partido de direita Irmãos da Itália (FdI), de Meloni, com 70% de aprovação. Ele é seguido por Michele Guerra (Parma), com 65%, e Gaetano Manfredi (Nápoles), com 61%, ambos independentes de centro-esquerda.

Já o prefeito mais impopular é o conservador independente Roberto Lagalla (Palermo), com 39%.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade