Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alemanha estuda usar usinas nucleares por mais 28 anos

26 mar 2010 - 07h54
(atualizado às 08h56)
Compartilhar

O Governo alemão cogita estender, por até 28 anos além do previsto, a operação das usinas nucleares em funcionamento no país, informam hoje os jornais "Handelsblatt" e "Suddeutsche Zeitung".

Segundo as duas publicações, o ministro do Meio Ambiente, Norbert Rottgen, que falava de uma prorrogação de até 20 anos, teria aceito aumentar a vida útil das usinas após ceder a pressões dos seus colegas da Chancelaria, Ronald Pofalla, e da Economia, Rainer Bruderle.

A coalizão da chanceler Angela Merkel, integrada pela União Democrata-Cristã (CDU), pela União Social-Cristã da Baviera (CSU) e pelo Partido Liberal (FDP), já tinham avançado, ao formalizarem a aliança governista, no propósito de adiar o desligamento das centrais nucleares. Porém, não tinham definido novos prazos.

De acordo com o calendário aprovado em 2000 pelo Governo socialdemocrata-verde do então chanceler Gerhard Schröder, as usinas atômicas seriam desligadas progressivamente até 2022, quando o último reator pararia de funcionar.

O Governo de Merkel disse uma vez não abriria novas usinas.

Apenas permitiria que as mais seguras entre as existentes continuassem funcionando. Atualmente, há 17 centrais em operação em todo o país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra