Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Mandela foi o "irmão mais velho" dos lutadores sociais, diz Mujica

6 dez 2013 - 13h50
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, falecido ontem aos 95 anos, foi "o irmão mais velho de todos os lutadores sociais de nosso tempo".

Mujica, 78 anos e que da mesma forma que Mandela esteve preso em duras condições durante 13 anos antes e durante a ditadura que governou o Uruguai entre 1973 e 1985, disse que o líder sul-africano "é para a humanidade uma reserva dos melhores e eternos valores para tentar impulsionar o amor à vida". "Homenageando Mandela homenageamos talvez a condição humana", acrescentou Mujica em seu programa de rádio.

O governo uruguaio decretou nesta sexta-feira dois dias de luto nacional em homenagem ao líder sul-africano.

Mujica declarou também que é "praticamente impossível" encontrar uma figura tão transcendente na luta pela igualdade, contra o racismo e "capaz de aglutinar tanta coisa diferente e contraditória para dar identidade a um país cheio de injustiça e dor". "É uma formosa vida que encerra seu ciclo", afirmou o chefe de Estado uruguaio.

Mandela morreu na quinta-feira em sua casa de Johanesburgo, após receber terapia intensiva nos últimos meses pela recaída de uma infecção pulmonar.

Mandela morre aos 95 anos

Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade