PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Corpo de Mandela desfila em carro pelas ruas de Pretória

11 dez 2013 - 03h46
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O corpo do ex-presidente Nelson Mandela deixou há pouco o 1 Military Hospital, em Pretória, nesta quarta-feira. Escoltado por militares, o caixão, envolto na bandeira da África do Sul, desfilará em um carro até o Union Buildings, sede do governo sul-africano, onde será recebido primeiramente pela família do ex-líder e por convidados. A partir do meio-dia, o acesso ao prédio será liberado à população para o primeiro dia de despedidas. Até a próxima sexta-feira, o mesmo percurso será feitos todos os dias.

Está é a primeira vez que o corpo de Mandela é exposto ao público. Ontem, no FSB Stadium, mais conhecido como Soccer City, mais de 90 líderes mundiais compareceram para uma homenagem a Mandela. Cerca de 70 mil sul-africanos também participaram das homenagens programadas para o primeiro dia oficial de despedidas ao ex-presidente.

Mandela morre aos 95 anos

Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade