PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

África

Mandela está "em estado muito crítico", afirma filha

27 jun 2013 - 07h31
(atualizado às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Nelson Mandela está "em um estado muito crítico" e "qualquer coisa é iminente", afirmou nesta quinta-feira sua filha Makaziwe em uma entrevista à rádio pública SAFM.

"Só posso reiterar que Tata (papai) está em condição muito crítica, qualquer coisa é iminente, mas também quero enfatizar de novo que apenas Deus sabe quando chegará sua hora. Vamos esperar ao lado dele, com papai, enquanto continuar conosco", disse.

Esta é a primeira vez que a família de Mandela cita publicamente a perspectiva da morte do herói da luta contra o apartheid e pai da democracia sul-africana. De acordo com a rede de notícias americana CBS, os familiares foram convocados para o hospital onde ele está internado em Pretória.

Napilisi Mandela, líder do clã do ex-presidente sul-africano, que viajou de Transkei, sul do país, a Pretória para uma visita, declarou que Mandela respira com a ajuda de aparelhos. "É triste, mas o que podemos fazer?", declarou em tom resignado.

Em meio ao delicado quadro do vencedor do Nobel da Paz, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelou uma viagem que estava programada para Moçambique nesta quinta. Nelson Mandela está internado em um hospital de Pretória desde 8 de junho, e está em estado crítico. Ele sofre de infecção pulmonar, uma doença que se agravou quando esteve na prisão por 27 anos.

Por conta do estado de saúde de Mandela, sua família já prepara um funeral que parece cada vez mais iminente. O jornal sul-africano City Press publicou hoje que o clã Mandela quer exumar os restos dos três filhos do ex-presidente - Makgatho,Thembekile e Makaziwe - para serem transferidos para o lugar onde poderá ser enterrado seu pai em Qunu, cidade na qual o ex-líder cresceu e vivia antes de ser internado.

Os três filhos de Mandela estão sepultados em Mvezo, cidade onde nasceu o pai da democracia multirracial sul-africana. O chefe tradicional de Qunu, Nkosikazi Nokwanele Balizulu, confirmou em entrevista ao City Press ter dado a aprovação para a exumação dos corpos dos três filhos de Mandela. "Fizeram um pedido - os parentes de Madiba - e eu estive de acordo", disse Balizulu ao jornal.

Com informações das agências AFP e EFE

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade