PUBLICIDADE

África

EUA pedem que seus cidadãos saiam do Egito e reveem ajuda financeira

15 ago 2013 - 16h07
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos alertaram nesta quinta a seus cidadãos que não viagem ao Egito e pediram que os que se encontram nesse país o abandonem assim que possível. O departamento de Estado americano fez essa recomendação no dia seguinte à violenta repressão contra as manifestações no Cairo, onde mais de 500 pessoas foram mortas pelas forças de segurança.

O departamento de Estado também informou que os Estados Unidos vão rever a ajuda que concedem ao Egito "em todas as formas", após o presidente Barack Obama ter cancelado exercícios militares conjuntos com o Egito no mês que vem. "Daqui para frente, como vocês viram evidências esta manhã com o anúncio, continuaremos a avaliar e analisar nosso auxílio em todas as formas", disse a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki a jornalistas.

Psaki também condenou os "ataques repreensíveis" ao longo dos últimos dias contra igrejas cristãs coptas e os recentes ataques a prédios públicos no Egito. "Esses ataques estão agravando ainda mais um ambiente já frágil", acrescentou. Autoridades norte-americanas têm debatido o que fazer com a ajuda de US$ 1,55 bilhão principalmente militar enviada anualmente ao governo egípcio.

infográfico massacre egito
infográfico massacre egito
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade