PUBLICIDADE

África

DVD com cenas do ataque terrorista vira febre no Quênia

2 out 2013 - 08h58
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Um DVD pirata, intitulado "Ataque Terrorista a Westgate" e que traz um apanhado de imagens televisivas sobre o ataque ao centro comercial de Nairóbi, se tornou um grande êxito de vendas nas ruas da capital queniana, informou nesta quarta-feira a imprensa local. Os vendedores ambulantes do distrito financeiro de Nairóbi asseguraram ter vendido centenas de cópias do DVD ontem, justamente quando começou a ser comercializado. 

Um vendedor anônimo, citado pelo jornal local Daily Nation, explicou que o vídeo está sendo vendido "como um pastel recém tirado do forno", sendo que cada cópia custa em torno de 100 xelins (cerca de US$ 1,1). Segundo o comerciante, pessoas de todas as camadas sociais demonstraram interesse no DVD, que dura 97 minutos e cuja narração é feita em um idioma local (suajili).

As imagens do DVD se baseiam no relato de vários telejornais locais, assim como em imagens, cenas dos militares quenianos no centro comercial e entrevistas com inúmeras autoridades do governo do Quênia.

No entanto, o jornal citado indicou que "vários cidadãos reagiram com repulsa em direção à ideia de obter lucro com um evento trágico". A queniana Faith Osiemo considerou a compilação "muito ofensiva" e acrescentou que os produtores não averiguaram e nem denunciaram nada, já que, segundo ele, queriam apenas tirar proveito econômico da situação.

Por outro lado, outras pessoas entrevistadas mostraram curiosidade pelo DVD e disseram que, se tivessem oportunidade, comprariam uma cópia, mesmo que apenas por curiosidade.

No último dia 21 de setembro, um número ainda indeterminado de fundamentalistas do grupo Al-Shabab assaltaram o centro comercial Westgate, situado no centro da capital queniana, e causaram pelo menos 72 mortes durante os mais de três dias do ataque em questão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade