PUBLICIDADE

África

Brasil condena violência no Egito e pede respeito aos direitos humanos

Nota do Itamaraty não informa se há brasileiros entre os mortos e feridos nos confrontos desta quarta-feira

14 ago 2013 - 21h04
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo brasileiro condenou a onda de violência no Egito na repressão aos apoiadores do presidente deposto Mouhamed Mursi. Em nota divulgada pelo ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro avalia que a escalada de violência representa "séria degradação da situação de segurança em um país-chave para a estabilidade da região".

Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil no Cairo "está atenta à situação da comunidade brasileira no Egito e alerta para a insegurança no país".

O texto cita as posições da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana de reprimenda aos conflitos e defesa do diálogo para solucionar os conflitos no Egito.

"O governo brasileiro condena a brutalidade da repressão no Egito e conclama ao diálogo e à conciliação para que as justas aspirações da população egípcia por liberdade, democracia e prosperidade, expressadas na Revolução de 25 de janeiro, possam ser alcançadas sem violência, com respeito aos direitos humanos e com o retorno à plena vigência da ordem democrática", diz o texto.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade