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Aérea vai cobrar R$ 3,2 mil em multa de passageiros que causarem tumulto em voos

Medida busca conter comportamento agressivo a bordo e reduzir prejuízos com atrasos e desvios de rota provocados por confusões em voo

17 jun 2025 - 14h08
(atualizado às 14h51)
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Resumo
A Ryanair passará a multar passageiros indisciplinados em R$ 3,2 mil por causar desembarque antecipado, buscando reduzir prejuízos e evitar incidentes a bordo ligados a comportamentos agressivos.
Avião cruza o céu na cidade de São Paulo.
Avião cruza o céu na cidade de São Paulo.
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO - 17/05/2022 / Estadão

Passageiros que causarem confusão a bordo e forem retirados do avião por mau comportamento terão de pagar uma multa de 500 euros (cerca de R$ 3,2 mil). A medida foi anunciada pela Ryanair, a maior companhia aérea em número de passageiros, e é válida para casos em que a atitude de alguém obrigue o desembarque antecipado.

A empresa já vinha processando passageiros por danos civis, mas decidiu adotar uma penalidade direta como forma de desencorajar novos episódios. Em nota divulgada na última quinta-feira, 12, a Ryanair afirmou que a cobrança será aplicada “no mínimo” em todas as situações que resultem em remoção do passageiro.

“A Ryanair está comprometida em lidar com o comportamento indisciplinado para o benefício de seus passageiros e tripulação”, declarou um porta-voz da empresa. “É inaceitável que todos os ocupantes da aeronave sejam prejudicados por causa de um único indivíduo. Esperamos que essa abordagem funcione como um impedimento”, completou.

Foto: Getty Images

A decisão vem em meio a uma série de incidentes envolvendo passageiros agressivos, muitos deles ligados ao consumo excessivo de álcool antes do embarque. Em janeiro deste ano, um voo da Ryanair de Dublin (Irlanda) para Lanzarote (Espanha) foi desviado para o Porto (Portugal), após um passageiro causar problemas.

O caso gerou um prejuízo de 15,3 mil euros (cerca de R$ 96,56 mil) para a companhia, que precisou arcar com pouso não programado, combustível extra, nova tripulação e hospedagem para os demais passageiros. A empresa moveu ação civil para tentar reaver os custos.

O endurecimento de medidas acompanha uma preocupação crescente no setor aéreo global. Recentemente, a Turquia também anunciou que multará passageiros que não respeitarem as regras básicas de segurança após o pouso, como permanecer sentados com o cinto afivelado.

Fonte: Redação Terra
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