Adolescente espanhol é investigado por nudes de colegas feitos por IA
A polícia espanhola disse neste domingo que investiga um jovem de 17 anos sob suspeita de usar inteligência artificial para falsificar imagens de nudez de colegas de classe para venda.
Dezesseis jovens de um instituto educacional em Valência, no sudeste da Espanha, denunciaram que imagens delas geradas por IA que estavam circulando nas mídias sociais e online.
Em dezembro, uma adolescente reclamou à polícia que vídeos gerados por IA e fotos falsas parecidas com ela "completamente nua" foram publicadas em uma conta de mídia social criada com seu nome.
"Fotos de várias pessoas, todas elas menores de idade, apareceram nessa conta. Todas essas fotos foram modificadas a partir das originais, que foram manipuladas para que as pessoas nelas aparecessem completamente nuas", disse a Guarda Civil Espanhola em um comunicado neste domingo.
Um rapaz de 17 anos está sendo investigado por suposta corrupção de menores.
O governo espanhol disse em março que apresentaria uma lei para tratar como crime o uso de imagens sexuais criadas por IA sem consentimento, mas até agora o projeto não foi aprovado pelo Parlamento.