Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acordo Mercosul-UE é alternativa a EUA e China, diz Haddad

Tema está na pauta de reunião do bloco sul-americano

2 jul 2025 - 14h05
(atualizado às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (2) que um eventual acordo entre o Mercosul e a União Europeia poderá criar um espaço econômico alternativo às grandes potências, como Estados Unidos e China.

Protesto na Espanha contra UE-Mercosul
Protesto na Espanha contra UE-Mercosul
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As declarações foram feitas à imprensa brasileira após reunião com os ministros da Fazenda dos países do bloco sul-americano, em Buenos Aires, Argentina.

"Conversa ótima com os ministros do Uruguai, Paraguai e Argentina. Todos mencionaram a oportunidade de coalizão em torno do objetivo de firmar um acordo com a UE", declarou Haddad.

A criação de uma área de livre comércio é, segundo o ministro, "uma oportunidade importante para o Brasil se inserir nesse terceiro bloco entre China e EUA, permitindo fortalecer o Mercosul e uma posição multilateral" .

Haddad acrescentou que a conclusão do pacto permitirá "explorar possibilidades de cadeias produtivas integradas com a Europa e melhorar a competitividade da indústria de ambos os blocos".

O Brasil assume a presidência pro tempore do Mercosul nesta semana e tem como objetivo assinar o acordo com a UE ainda em 2025.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade