A guerra da Ucrânia entrou em sua fase Mad Max: a Rússia está lançando investidas de motocicletas para romper a linha de frente
Soldados têm apenas três segundos para reagir e quem sobreviver só ganha o direito de ir na próxima onda
Os drones mudaram tanto as táticas de combate que a guerra na Ucrânia se tornou um laboratório de testes onde tecnologias de ponta e armamentos do passado se misturam na tentativa de encontrar uma vantagem sobre o inimigo. Já vimos como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial são reconhecíveis em algumas práticas. A mais recente: uma ofensiva russa que a Ucrânia não viu chegar — ondas ofensivas de tropas sobre duas rodas.
As investidas suicidas
As imagens que têm sido exibidas em diversos canais parecem mais com cenas da saga Mad Max do que com a vida real. E não apenas pela aparência e pelo ambiente desses esquadrões, mas também pelo tipo de ofensiva e o desfecho na maioria dos casos. O que se observa é uma perigosa evolução das táticas de assalto, em que o exército russo começou a usar motocicletas como principal ferramenta para avançar sobre as linhas ucranianas, numa tentativa de evitar a destruição de seus blindados modernos diante do poder dos drones de ataque de precisão.
O Telegraph mostra que um quarto dos soldados russos que participam das ofensivas terrestres agora o fazem sobre duas rodas — um dado que ressalta o desespero estratégico de Moscou diante de um inimigo que domina o ar com enxames de drones FPV.
Essas incursões, que frequentemente envolvem mais de 100 motociclistas simultaneamente, têm uma taxa de mortalidade extremamente alta, razão pela qual os próprios combatentes russos começaram a compartilhar nas redes guias de sobrevivência com conselhos que ...
Matérias relacionadas
A Apple achou que estava conquistando a China; na verdade, foi a China quem a conquistou