PUBLICIDADE

Mundo

1º estado a impor lockdown nos EUA, Califórnia alivia restrições

Maior parte das regras sanitárias foi revogada por vacinação

15 jun 2021 - 13h23
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Primeiro estado norte-americano a impor lockdown e medidas sanitárias duras para evitar a disseminação da Covid-19, a Califórnia retirou a maior parte das regras sanitárias a partir desta terça-feira (15).

Vacinação acima dos 50% fez Califórnia retirar maior parte das restrições sanitárias
Vacinação acima dos 50% fez Califórnia retirar maior parte das restrições sanitárias
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi anunciada por conta da boa cobertura vacinal, com cerca de 55% dos moradores que já tomaram as duas doses e 11,2% que tomaram ao menos uma dose das vacinas disponíveis. Entre as medidas revogadas, está a obrigação do distanciamento social e do uso de máscaras ao ar livre para quem for vacinado.

Já a proteção deve ser utilizada apenas por quem não se imunizou ou no transporte público, escolas, asilos, hospitais e presídios.

"Não há retomada norte-americana sem a retomada da Califórnia", disse o governador Gavin Newsom. O estado é o mais rico e o mais populoso do país.

Quem também se prepara para revogar as medidas sanitárias quase em sua totalidade é Nova York, que está próxima dos 70% dos moradores vacinados ao menos com uma dose.

O governador Andrew Cuomo deve anunciar ainda nesta terça a retirada das restrições para os comércios, restaurantes, estádios e ginásios. Também continuará a haver a necessidade de uso de máscaras por não vacinados e em alguns locais específicos.

Vizinho de Nova York, Vermont tem índices ainda melhores, com 80% da população que recebeu ao menos uma dose e também já aliviou as medidas sanitárias. Inclusive, os estados da região nordeste dos EUA são os mais avançados nos dados de imunizados, com números acima dos 60% em Nova Jersey, New Hampshire, Maine e Maryland.

Fora dessa área geográfica, os estados do Novo México, Washington e Havaí têm índices altos de vacinação. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade