PUBLICIDADE

Mulher negra denuncia crime de racismo em loja de shopping de Salvador

Fernanda Rodrigues afirma ter sido acusada injustamente de furto por um segurança na Renner

24 mai 2022 - 18h36
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher é acusada de roubo, desmaia e quebra o pé
Mulher é acusada de roubo, desmaia e quebra o pé
Foto: Reprodução

Uma mulher de 42 anos denunciou que foi acusada de roubo e vítima de racismo dentro da Renner, no Shopping Bela Vista, em Salvador.

Segundo a Polícia Civil da Bahia, que investiga a denúncia, Fernanda Rodrigues estava no interior da loja quando foi abordada pelo segurança do estabelecimento, que a acusou de furtar produtos e pediu para que se retirasse do local.

Durante o ocorrido, a vítima teve um pico de pressão, caiu e acabou fraturando um dos pés. Fernanda, que é recepcionista de um laboratório, foi atendida na emergência do shopping  e ficará 14 dias afastada do trabalho.

"Infelizmente isso só acontece com a pele negra. Se eu fosse clara, ele não ia fazer isso", disse ela em entrevista a TV Bahia, afiliada da Rede Globo, que alega que as acusações de furto são falsas. 

O segurança envolvido no incidente foi demitido. A assessoria de imprensa da Loja Renner informou que a demissão do colaborador já estava em andamento antes do ocorrido e que não teve relação com o caso. A loja, no entanto, não informou o motivo.

Em nota, a Renner disse que, após verificar as imagens captadas pelo circuito interno de TV e analisar cuidadosamente os fatos, não encontrou evidências das acusações relatadas. Mas ressalta estar disposta a colaborar com as autoridades competentes na investigação do acontecimento. "Temos o firme compromisso de apoiar no esclarecimento do caso, de forma a determinar as responsabilidades devidas o mais rápido possível."

A Polícia Civil diz que oitivas estão sendo realizadas e a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) está ajudando na apuração dos fatos.

Já o Shopping Bela Vista afirma que prestou atendimento médico à cliente e ofereceu toda a assistência necessária enquanto ela esteve no local. "Ela fez o registro da queixa na Central de Atendimento ao Cliente e o shopping está aguardando a apuração dos fatos. O Bela Vista reitera que não compactua, não tolera e repudia quaisquer atitudes discriminatórias e reforça que possui um posicionamento democrático e de acolhimento à diversidade".

A equipe do Terra tentou contato com  Fernanda Rodrigues, mas até o fechamento desta matéria ela não havia sido localizada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade