PUBLICIDADE

DINO

Monitoramento de Patentes é tema de e-book gratuito

25 ago 2016 - 11h31
Compartilhar
Exibir comentários

A Pris , empresa brasileira especialista em Gestão de Propriedade Intelectual , lançou na última quinta-feira, 18/08/2016, um e-book intitulado "3 razões pelas quais sua empresa deveria monitorar patentes" em que trata da importância do monitoramento de patentes dentro das organizações. O material é gratuito e pode ser acessado no seguinte link: http://pris.com.br/pi/3-razoes-pelas-quais-sua-organizacao-deveria-monitorar-patentes/.

Neste e-book, são apresentados três importantes pontos do Monitoramento de Patentes: i) Monitoramento de concorrentes e de áreas de atuação; ii) Monitoramento de infrações; e iii) Monitoramento de oportunidades de negócios. Segundo os autores, empresas que realizam estas atividades têm grandes chances de aumentar o valor do seu portfólio de patentes, além de ter em mãos informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas da organização.

No primeiro tópico abordado, monitoramento de concorrentes e áreas de atuação, os autores destacam que empresas que realizam este tipo de monitoramento têm uma excelente fonte de informações sobre as novidades no seu campo tecnológico, pois, desta maneira, é possível acompanhar em quais direções a área está se desenvolvendo e quais os desenvolvimentos tecnológicos estão sendo priorizados. Além disso, é possível monitorar as ações dos concorrentes de maneira a acompanhar o desenvolvimento de suas estratégias.

Já sobre monitoramento de infrações, o material mostra a importância desta atividade tanto para inspecionar possíveis infratores de patentes próprias (a fim de evitar que o direito de exclusivo de exploração da tecnologia seja perdido), quanto para evitar infrações de patentes de terceiros (que neste caso podem gerar multas altíssimas).

Quanto ao monitoramento de oportunidade de negócios, os autores destacam que informações valiosas para o negócio das organizações podem ser encontradas ao monitorar patentes. Com esta atividade é possível identificar, por exemplo, possíveis parceiros para acordos de licenciamento e cessão e tecnologias não patenteadas nos países em que a empresa atua e que, neste caso, poderiam ser exploradas sem gerar infrações.

Assim, o material deixa claro que as empresas que realizam o Monitoramento de Patentes podem sair em vantagem frente aos seus concorrentes, além de auxiliar na identificação de ameaças e oportunidades. Desta maneira, é importante que as áreas de Propriedade Intelectual das empresas incluam e priorizem esta atividade dentro de seu planejamento de maneira a usufruir de todos estes benefícios.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade