Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministro russo é encontrado morto horas após demissão por Putin

7 jul 2025 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

O corpo de Roman Starovoit, até então no comando do ministério dos Transportes da Rússia, foi localizado dentro de seu carro nesta segunda-feira (7). A descoberta ocorreu poucas horas após sua demissão por decreto de Vladimir Putin. Segundo fontes anônimas citadas pelo jornal Izvestiya, ele atirou em si mesmo. Agentes policiais confirmaram que uma arma registrada em nome de Starovoit estava próxima ao corpo, reforçando a hipótese de suicídio.

Roman Starovoit, encontrado morto nesta segunda
Roman Starovoit, encontrado morto nesta segunda
Foto: feira (7) - Kremlin / Perfil Brasil

Investigadores apuram se morte de Starovoit tem ligação com saída do ministério

O comitê investigativo russo, responsável pelo caso, divulgou um comunicado afirmando que a principal linha de apuração aponta para suicídio. No informe, consta que "Hoje, o corpo do ex-ministro dos Transportes da Federação Russa, Roman Starovoit, foi encontrado com um ferimento de bala em seu carro pessoal".

Nomeado em maio de 2024, Starovoit assumiu a pasta dos Transportes após cumprir quase cinco anos como governador da região de Kursk, zona limítrofe com a Ucrânia. Sua saída do ministério — poucos meses após sucessos e polêmicas locais — não foi justificada no decreto assinado pelo presidente.

O Kremlin anunciou a nomeação de Andrei Nikitin como ministro interino, divulgando imagens dele ao lado de Putin na sede do governo. Ao ser questionado sobre a substituição rápida, o porta-voz Dmitry Peskov declarou: "No momento, na opinião do presidente, as qualidades profissionais e a experiência de Andrei Nikitin contribuirão melhor para garantir que esta agência, que o presidente descreveu como extremamente importante, cumpra suas tarefas e funções."

Fontes da Reuters informaram que a permanência de Starovoit no ministério já estava em risco há meses, não por falhas no transporte, mas por supostos esquemas de corrupção em Kursk. Pouco depois de sua saída de lá, tropas ucranianas avançaram sobre o território. Algumas lideranças regionais acabaram presas por abuso de poder. Em abril, Alexei Smirnov — seu sucessor como governador — foi acusado de desviar recursos destinados à Defesa.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade