PUBLICIDADE

Merkel louva autores de atentado frustrado contra Hitler

13 jul 2019 - 14h37
(atualizado em 14/7/2019 às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A uma semana do 75º aniversário da tentativa fracassada de matar o ditador nazista com uma bomba, chefe de governo alemã elogia os que transformam suas convicções em ação, alerta contra ascensão da extrema direita.A chanceler federal alemã, Angela Merkel, conclamou, neste sábado (13/07), todos os setores da sociedade contra a ressurgência do extremismo de direita na Alemanha. Em sua mensagem de vídeo semanal, antecipando o 75º aniversário da tentativa de atentado contra Adolf Hitler, ela prestou homenagem àqueles que se opuseram ao ditador nazista e agiram consequentemente.

Claus von Stauffenberg (1907-1944), cabeça da trama para matar ditador nazista
Claus von Stauffenberg (1907-1944), cabeça da trama para matar ditador nazista
Foto: DW / Deutsche Welle

"Eles mostraram que seguiram sua consciência, configurando, assim uma parte da história da Alemanha que, de outro modo, teria sido definida apenas pela escuridão do nacional-socialismo."

O 20 de julho marca o aniversário da trama para assassinar Hitler com uma bomba e remover do poder o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), em 1944. A tentativa fracassou, e o chanceler do Reich sobreviveu com ferimentos leves. O orquestrador da conspiração, Claus Schenk Graf von Stauffenberg, foi executado, assim como cerca de 200 cúmplices.

Merkel afirmou que a Alemanha tem com eles um débito de gratidão. Ao mesmo tempo, a líder democrata-cristã condenou o "terrível assassinato", em 2 de junho, de seu correligionário Walter Lübcke, que os investigadores creem ter sido politicamente motivado. O político tornara-se alvo de ameaças devido a seu apoio à política de Merkel para os refugiados. O principal suspeito pertencia a meios neonazistas.

Segundo a chefe de governo, esse homicídio mostrou quão importante é apoiar quem assume uma responsabilidade política, seja no nível local, como políticos, ou em organizações não governamentais e na sociedade como um todo: "Isso exige uma resposta clara de todos."

Merkel convidou todos os alemães a "fazerem sua parte em nossa sociedade e assegurar que a democracia seja forte, que a sociedade civil seja forte e que o extremismo de direita não tenha a menor chance."

AV/afp,dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade