Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Menina de 11 anos morre depois de ser espancada por colegas em escola

8 set 2025 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

Uma criança de 11 anos, agredida dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, teve morte cerebral confirmada na noite do domingo (7). Ela estava internada no Hospital da Restauração, no Recife, desde quinta-feira (4), quando seu quadro se agravou.

Alícia Valentina morreu após ser espancada por colegas na escola, em Belém do São Francisco
Alícia Valentina morreu após ser espancada por colegas na escola, em Belém do São Francisco
Foto: Reprodução /Redes Sociais; Reprodução/TV Globo / Perfil Brasil

Segundo familiares, ainda na quarta-feira (3), funcionários da escola levaram Alícia Valentina ao hospital após perceberem sangramento no nariz. A menina foi liberada, mas voltou a apresentar sintomas em casa, com sangramento no ouvido. Levado novamente ao posto de saúde, o quadro foi considerado estável e ela retornou para casa.

Horas depois, a criança passou a vomitar sangue e foi levada ao hospital da cidade, sendo transferida em seguida para a unidade de Salgueiro. No dia seguinte, devido à gravidade, foi encaminhada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana.

A escola poderia ter evitado a tragédia?

Em comunicado, a direção da escola informou que "prestou todo o socorro necessário a estudante, além de conduzir ao hospital e garantir a devida assistência". O texto acrescenta que o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação acompanham o caso e adotam providências.

A prefeitura de Belém do São Francisco também divulgou nota afirmando que prestou assistência desde o início, com apoio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, para garantir atendimento médico, social e psicológico. "Ressaltamos que o episódio está em processo de apuração para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis, de forma responsável e transparente", destacou.

No mesmo documento, a gestão municipal declarou que "reafirma seu compromisso com a proteção, o cuidado e o bem-estar dos estudantes da rede pública, não tolerando qualquer forma de violência".

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o inquérito está em andamento e que detalhes não serão divulgados por envolver menores de idade. Inicialmente, a corporação registrou que a vítima tinha 10 anos, mas a família corrigiu o dado para 11 anos.

Ainda não há definição sobre o sepultamento. O corpo de Alícia Valentina segue no Instituto Médico Legal (IML) do Recife e deve ser liberado na terça-feira (9). A Secretaria de Educação do município publicou mensagem em suas redes sociais "manifestando profundo pesar pelo falecimento da estudante e destacou que, neste momento de dor, se solidariza com familiares e amigos e deseja força e conforto para enfrentar essa perda irreparável".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade