MEC abre seleção para mestrado de professores em processos e tecnologias educacionais; veja detalhes
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes publicou o Edital para seleção do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes e em parceria com diversas instituições de ensino superior, publicou o Edital nº 01/2025 para seleção do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais - ProfEducatec, com início previsto para 2026.
Reconhecido pela Capes, o programa tem como objetivo formar professores pesquisadores da Educação Básica, articulando teoria e prática em processos inovadores, culturas digitais e tecnologias educacionais.
A formação terá duração máxima de 24 meses, em formato presencial mediado por tecnologias digitais, com atividades síncronas e assíncronas. O curso prevê 30 créditos distribuídos entre disciplinas, atividades de pesquisa e produção acadêmica.
As áreas de concentração são:
- Tecnologias Educacionais para a Educação Básica
- Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica
As inscrições começam no dia 16 de setembro e seguem até 15 de outubro de 2025, mediante preenchimento de formulário online, através deste link, e pagamento de taxa de R$ 130. Candidatos inscritos no CadÚnico e pessoas com deficiência podem solicitar isenção.
MEC abre vagas para mestrado
Em uma das maiores ações de valorização do magistério público nos últimos anos, o Ministério da Educação (MEC) e a Capes anunciaram a abertura de 7,8 mil vagas gratuitas em cursos de mestrado e doutorado profissional voltados exclusivamente para professores da rede pública de educação básica.
A medida faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), e oferece formação continuada com foco na prática docente, integrando teoria e vivência de sala de aula.
Ao todo, são 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado, em cursos com aulas presenciais e híbridas, permitindo que professores em exercício possam conciliar sua rotina escolar com os estudos de pós-graduação.