Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 440 pessoas em situação de rua são acolhidas nesta madrugada em Porto Alegre

O aumento na procura pelos abrigos é reflexo de diversos fatores, entre elas a redução das temperaturas

18 jul 2025 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Porto Alegre acolheu 443 pessoas em situação de rua na madrugada desta quinta-feira, 18, o maior número registrado desde o início da Operação Inverno 2025, em 29 de maio.

Foto: Cesar Lopes/PMPA / Porto Alegre 24 horas

O aumento na procura pelos abrigos é reflexo de diversos fatores, como redução das temperaturas; maior utilização do Transporte Solidário (que registra mais de 3 mil passageiros em um mês de atividades); intensificação das rondas noturnas das equipes da abordagem social; e crescimento na procura espontânea.

"Este resultado mostra que as pessoas estão aceitando o acolhimento, que está sendo feito de forma respeitosa e humanizada. Temos trabalhado diretamente com a população em situação de rua, ofertando estrutura adequada, especialmente nos dias de frio mais intenso", afirma o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.

Estrutura - A rede municipal conta com 520 vagas distribuídas entre abrigos e albergues, oferecendo estrutura segura com refeições, dormitórios e atendimento humanizado. Os abrigos emergenciais do Demhab e da Comendador Azevedo funcionam com horário estendido, das 19h às 9h, e oferecem espaço pet, guarda-volumes e equipe técnica de apoio, garantindo um acolhimento digno e mais próximo da realidade dos usuários.

Comendador Azevedo - Aberto em 25 de junho, o abrigo emergencial da rua Comendador Azevedo, 264 tem apresentado crescimento contínuo na procura, visto que está localizado em uma área de fácil acesso para as pessoas em situação de rua no 4º Distrito.

Transporte Solidário - Para facilitar o deslocamento, a prefeitura mantém o serviço gratuito de Transporte Solidário, que leva as pessoas acolhidas pela manhã para os Centros POP da Capital, onde recebem alimentação e acompanhamento social. No fim da tarde, o transporte faz o trajeto inverso, conduzindo os usuários aos abrigos e albergues para o pernoite. Saiba mais aqui.

*Com a informação PMPA

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade