Mais de 2 toneladas de alimentos impróprios são apreendidas em operação no RS
Entre os flagrantes, havia desde carnes mal armazenadas até um animal morto no ambiente de manipulação dos alimentos
Uma força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreendeu mais de 2,2 toneladas de produtos impróprios para o consumo durante fiscalização realizada nesta quarta-feira (30) em quatro estabelecimentos comerciais de Carazinho, no Norte do Estado. A operação identificou uma série de irregularidades graves, que resultaram na interdição de setores inteiros de um dos mercados vistoriados.
No local com maior volume de apreensões, os agentes interditaram o açougue e o depósito por condições sanitárias precárias. Entre os flagrantes, havia desde carnes mal armazenadas até um animal morto no ambiente de manipulação dos alimentos.
A fiscalização também encontrou grande quantidade de produtos vencidos, sem procedência ou conservados de forma inadequada. Alimentos como carne, embutidos, feijão, aipim, além de itens coloniais como cachaça e vinho estavam entre os produtos descartados. Fracionamento irregular de alimentos e venda de álcool com comercialização proibida em mercados também foram constatados.
A ação contou com a presença do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, além de representantes do GAECO do Ministério Público, Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal de Carazinho, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura (SEAPI), Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
Os estabelecimentos autuados poderão responder por crimes contra as relações de consumo, contra a saúde pública e infrações sanitárias.