Lula sinaliza candidatura em 2026: "Este país vai ter presidente eleito quatro vezes"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu nesta sexta-feira (4), que irá disputar novamente a Presidência da República em 2026. Durante evento no Rio de Janeiro, ele disse que o Brasil poderá ter, pela primeira vez, um chefe do Executivo eleito quatro vezes.
"Eles não sabem o que eu estou pensando. Então, se preparem porque, se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes", declarou o presidente, sem detalhar se já há decisão tomada sobre a candidatura.
Presidente nega conflito e defende diálogo com o Congresso
No mesmo discurso, Lula refutou rumores sobre um possível conflito com o Congresso Nacional. Ele ressaltou a importância da relação institucional e disse que divergências entre os Poderes são naturais, desde que encaminhadas por meio do diálogo.
"Deixa eu falar uma coisa para o Congresso, porque parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos ao Congresso", afirmou.
A fala teve tom conciliador e foi alinhada ao discurso recente do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também defendeu a negociação como ferramenta para resolver impasses entre Executivo e Legislativo.
"Eu sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência é bom. Sabe por quê? Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra, nós vamos resolver isso em uma mesa de negociação", completou o presidente.
As declarações ocorreram horas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender decretos do Executivo e a decisão do Congresso que havia derrubado os mesmos atos, relativos ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Moraes também convocou uma audiência de conciliação para tratar do assunto.
"Eu não quero nervosismo porque eu só tenho um ano e meio de mandato. E tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição", disse Lula.
A cerimônia em que o presidente discursou marcou o anúncio de novos investimentos em refino e petroquímica. Antes, ele participou da reunião do "banco dos Brics", onde defendeu reformas nas políticas de financiamento e o debate sobre uma alternativa ao dólar.
Ver essa foto no Instagram