Lula é convidado por Trump para participar do "Conselho de Paz" de Gaza, dizem fontes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar do chamado "Conselho de Paz", que teria como objetivo inicial acabar com o conflito em Gaza, segundo três fontes do governo brasileiro.
Duas das fontes destacaram que o convite foi recebido na sexta-feira pela embaixada do Brasil em Washington. Uma delas pontuou que o tema deverá ser discutido com Lula na segunda-feira.
A Casa Branca anunciou na sexta-feira alguns membros desse conselho, com papel de supervisionar uma governança temporária de Gaza, sob um frágil cessar-fogo desde outubro.
Os nomes incluem o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o genro de Trump, Jared Kushner. Trump é o presidente do conselho, de acordo com um plano que a Casa Branca revelou em outubro.
Quatro fontes disseram neste sábado que os líderes da França, Alemanha, Austrália e Canadá também estavam entre os convidados a fazer parte do conselho.
Em uma publicação no X neste sábado, o presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou ter sido convidado para compor a iniciativa, classificando o chamado como "uma honra".