PUBLICIDADE

Líder da CDU critica social-democratas contrários à indicação de Von der Leyen

4 jul 2019 - 21h02
(atualizado em 5/7/2019 às 05h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Escolha da ministra da Defesa para presidir Comissão Europeia não foi bem recebida pelos parceiros de coalizão de Merkel. Para líder do partido da chanceler, o SPD "arrisca engatilhar uma crise constitucional".Os social-democratas alemães correm risco de prejudicar o governo de coalizão que integram, podendo até provocar uma crise constitucional na União Europeia, caso se oponham à indicação de Ursula von der Leyen para presidir a Comissão Europeia, afirmou nesta quinta-feira (04/07) a líder da Uniao Democrata-Cristaa (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer.

Annegret Kramp-Karrenbauer (esq.)  assumiu a liderança da CDU em dezembro, após Merkel deixar o cargo
Annegret Kramp-Karrenbauer (esq.) assumiu a liderança da CDU em dezembro, após Merkel deixar o cargo
Foto: DW / Deutsche Welle

Em decisão surpreendente após uma maratona de negociações, os líderes da UE indicaram na última terça-feira o nome de Von der Leyen, atual ministra da Defesa da Alemanha e integrante do partido conservador de Merkel, para a direção da Comissão executiva. O Parlamento Europeu precisa aprovar a indicação.

Mas Merkel teve de se abster da votação que envolveu os 28 líderes nacionais da UE, já que o Partido Social-Democrata (SPD), que é parceiro de sua coalizão de governo, se opôs à nomeação de Von der Leyen.

"Se os social-democratas realmente se agarrarem a essa oposição destrutiva à candidatura de Ursula von der Leyen isso será um fardo sobre a coalizão e arrisca engatilhar uma crise constitucional na Europa", disse Annegret Kramp-Karrenbauer.

A popularidade dos social-democratas na Alemanha vive baixa histórica na Alemanha após perdas expressivas nas eleições para o Parlamento Europeu em maio. O partido está sob pressão crescente de alguns membros para deixar a coalizão de Merkel e se reconstruir na oposição.

Ralf Stegner, vice-líder do SPD, disse à rádio Deutschlandfunk que seus colegas no Parlamento Europeu provavelmente votariam contra von der Leyen.

Von der Leyen pode ser a primeira mulher a liderar a poderosa Comissão, substituindo o luxemburguês Jean-Claude Juncker. A Comissão supervisiona orçamentos da UE, política comercial, e elabora projetos de lei.

Mas a decisão de Merkel de indicá-la provocou críticas na Alemanha, onde muitos dizem que o cargo devia ser do candidato líder no maior grupo político a emergir das eleições da UE. Seria o caso do alemão Manfred Weber, do conservador Partido Popular Europeu, mas ele não tem apoio suficiente de outros países europeus.

JPS/rtr

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade