Jovem vai a hospital com cólicas e dá à luz: "não tinha barriga de grávida"
Yesenia Figueroa, uma jovem mexicana, procurou um hospital ao sentir fortes cólicas, que ela atribuiu à menstruação. No entanto, ao chegar e ser examinada, médicos descobriram que ela estava grávida de 8 meses. Na verdade, em trabalho de parto, dando à luz naquele momento.
"Eu não tinha barriga, minha barriga não era grande nem nada", explicou ela em um vídeo no TikTok. Assim, ela reforça que nem de longe desconfiou que estava grávida.
Inicialmente, quando as pontadas na barriga começaram, ela chegou a agendar um ginecologista. Porém, as dores ficaram mais intensas. "Já era madrugada, umas quatro da manhã, quando acordei e disse aos meus pais que não aguentava mais", disse. Em seguida, foi ao pronto-socorro.
@yess.fig #embarazosilencioso #embarazocriptico #storytime #fyp #viral ♬ sonido original - Yess🍓
Jovem não sabia que estava grávida
Ela conta que, ao realizar os exames, os médicos não tinham certeza se as imagens eram, realmente, de um bebê ou indicavam alguma anomalia ou até mesmo um problema mais sério de saúde.
A prevenção e a informação têm papel fundamental nesse contexto. Mulheres com ciclos menstruais desregulados ou desequilíbrios hormonais devem procurar acompanhamento médico regular e exames capazes de identificar uma possível gestação precoce. Por fim, é essencial que profissionais da saúde considerem um olhar mais amplo na avaliação de sintomas persistentes, lembrando sempre da possibilidade, embora rara, de gravidez enigmática.
A experiência de Yesenia evidencia a importância da conscientização sobre este tipo de gravidez, tanto para médicos quanto para pacientes. Por isso, buscar conhecimento sobre esse fenômeno pode facilitar o diagnóstico precoce, garantir assistência adequada e prevenir situações inesperadas e complicações decorrentes da descoberta tardia da gestação. "Espero que a minha história possa alertar outras mulheres e profissionais de saúde. Nunca imaginei passar por algo assim", finaliza Yesenia.