Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália oferece até R$ 45 mil para recrutar médicos e enfermeiros brasileiros

A Itália, que enfrenta uma das maiores crises de mão de obra na saúde de sua história, com déficit superior a 65 mil profissionais entre médicos e enfermeiros.

10 set 2025 - 17h16
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália, que enfrenta uma das maiores crises de mão de obra na saúde de sua história, com déficit superior a 65 mil profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, tem buscados trabalhadores no Brasil para suprir a demanda em hospitais públicos e privados, oferecendo salários de até 7 mil euros (cerca de R$ 44,6 mil), além de benefícios como passagem aérea, moradia e cursos de idioma. 

Oportunidade de emprego para médicos.
Oportunidade de emprego para médicos.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil / Portal de Prefeitura

A medida ganhou força após o Decreto Milleproroghe, que flexibilizou o reconhecimento temporário de diplomas estrangeiros, permitindo que profissionais atuem de imediato enquanto aguardam a equivalência oficial. Brasileiros são especialmente valorizados pela formação sólida e pelo atendimento humanizado.

As oportunidades abrangem não apenas hospitais e clínicas, mas também áreas como geriatria, casas de repouso, centros comunitários e projetos humanitários.

Descendentes de italianos que trabalharem por ao menos dois anos podem solicitar a cidadania italiana, transformando a experiência em um projeto de vida no país.

"A Itália está de portas abertas. O Brasil tem profissionais talentosos e a Itália tem uma necessidade urgente. O desafio é apenas ligar os dois lados da ponte", afirmou Talita Dal Lago Fermanian, presidente da Câmara de Comércio Itália-Brasil.

Como parte de sua estratégia para enfrentar o chamado "inverno demográfico", o governo italiano prevê emitir quase 500 mil vistos de trabalho até 2028. A população do país caiu para 58,93 milhões em 2024, reflexo da queda de natalidade e do envelhecimento da população, o que pressiona ainda mais o sistema de saúde.

Apesar das medidas de incentivo, entraves burocráticos ainda preocupam. Em 2023, dos 130 mil vistos disponibilizados, apenas 56% chegaram a ser autorizados. Desses, cerca de 29% resultaram na emissão efetiva do documento, 13% em contratos de trabalho assinados e somente 7,5% em residências concedidas.

O governo da Itália promulgou, em maio deste ano, a lei que altera as regras para concessão de cidadania a estrangeiros e afeta aproximadamente 32 milhões de brasileiros que têm ascendência italiana, segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil. 

As modificações no processo da cidadania italiana foram impostas por um decreto-lei do ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, publicado em 28 de março e que entrou em vigor imediatamente, mas precisava ser aprovado pelo Parlamento e promulgado em até 90 dias, sob risco de perder a validade.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade