Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itaipu chega aos 50 anos com reforço nas estratégias de sustentabilidade ambiental

Com novas iniciativas, a empresa binacional espera melhorias de acesso ao saneamento básico, incentivo à agroecologia e à agricultura familiar

17 mai 2024 - 15h18
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma sessão no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (16) marcou os 50 anos de criação de Itaipu Binacional, a empresa controlada pelos governos do Brasil e do Paraguai e responsável pela usina hidrelétrica líder mundial na produção de energia limpa e renovável no rio Paraná.

Itaipu é controlada pelos governos do Brasil e Paraguai
Itaipu é controlada pelos governos do Brasil e Paraguai
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

O diretor-geral da empresa no Brasil, Enio Verri, aproveitou a ocasião para detalhar o programa "Itaipu Mais que Energia", que reforça as estratégias de integrar ações de desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental e crescimento social na área de influência da hidrelétrica.

"Estamos explorando energias alternativas e investindo na instalação de painéis solares em comunidades locais e em pesquisas sobre biogás e hidrogênio verde. Essas iniciativas estão alinhadas com as metas globais de energia renovável e refletem o nosso compromisso com inovação e sustentabilidade energética". disse

Recentemente, Itaipu já havia celebrado o replantio de 24 milhões de mudas de árvores da Mata Atlântica no entorno da usina. Também mantém espaços de preservação da fauna silvestre ameaçada de extinção. A gestão dos recursos hídricos já deu à empresa o "Prêmio Água para a Vida", concedido pela ONU.

Com as novas iniciativas do "Itaipu Mais que Energia", Enio Verri espera melhorias de acesso ao saneamento básico, incentivo à agroecologia e fortalecimento da assistência técnica voltada à agricultura familiar e às comunidades tradicionais.

"O programa visa reduzir passivos ambientais, expandir a reciclagem de resíduos sólidos, diminuir a carga de poluentes e sedimentos nas águas, conservar solos e recuperar áreas vitais para o equilíbrio ecológico", ressaltou.

* Matéria publicada com informações da Agência Câmara.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade