Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel bombardeia entrada da prisão de presos políticos e 'entidades de opressão' do Irã

23 jun 2025 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (23) uma ofensiva contra o Irã com "força sem precedentes". Dentre os alvos estão uma reconhecida prisão de presos políticos em Teerã, a fortificada instalação nuclear de Fordow e um quartel da Guarda Revolucionária.

Israel explode porta de prisão do Irã
Israel explode porta de prisão do Irã
Foto: Reprodução/GloboNews / Perfil Brasil

Israel mira símbolos do regime iraniano em nova ofensiva militar

Segundo Israel Katz, ministro da Defesa, os alvos visados integram as chamadas "entidades de opressão" do regime do aiatolá Ali Khamenei. Em pronunciamento, Katz afirmou que "De acordo com a diretriz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e minha, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atualmente atacando com força sem precedentes alvos do regime e entidades de opressão governamental no coração de Teerã, incluindo: a sede da Basij, a prisão de Evin para presos políticos e opositores do regime, o relógio 'Destrua Israel' na Praça da Palestina, a sede de segurança interna da Guarda Revolucionária, o centro ideológico e outros alvos do regime".

A captura em vídeo da explosão do portão principal de Evin, compartilhada por Gideon Saar, ministro das Relações Exteriores, reforçou a confirmação de Katz. O Exército israelense declarou ter atingido a prisão, Fordow e vários comandos da Guarda Revolucionária, entre eles o quartel de Tharallah, responsável pela segurança da capital.

A penitenciária de Evin, no norte de Teerã, é conhecida por sediar presos políticos, ativistas, jornalistas e intelectuais, sendo também alvo de denúncias de maus-tratos desde sua construção em 1972, durante o governo do xá Mohammad Reza Pahlevi. O Irã admitiu que a prisão sofreu danos, mas não detalhou a extensão das destruições.

A base nuclear de Fordow, instalada dentro de uma montanha a cerca de 100 km de Teerã, também foi bombardeada — o ataque anterior foi liderado pelos Estados Unidos com bombas antibunker no fim de semana. Como retaliação, o Irã lançou uma série de mísseis e drones "de norte a sul" em direção a Israel, conforme informou a Guarda Revolucionária. Até agora, as defesas de Israel dizem ter interceptado os projéteis e não há registros de feridos ou danos no país.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade