Investir em pequenas reformas pode aliviar o bolso neste fim de ano
Especialista dá dicas de como economizar com pequenas obras em casa
Com a chegada de um novo ano logo pensamos em renovação. Seja com a intenção de dar uma repaginada no guarda-roupa, mudar alguns hábitos pessoais e profissionais, modificar a decoração do escritório ou até mesmo reformar a casa ou o apartamento.
E diante de tantas possibilidades de mudanças, as pequenas reformas são as que mais funcionam bem nessa época do ano, principalmente por envolverem menos recursos - em comparação com a reforma completa da casa - e ainda dão uma cara nova para a sua residência.
Para Valsemir Cunha, Designer de Interiores da BR Home Centers, rede que administra as marcas TendTudo e Casa Show, o desafio de reformar um espaço já construído é ter atenção para adquirir o produto certo, com o menor preço possível. "Quando uma pessoa decide pela reforma, o ideal é que ela tenha uma orientação profissional, para garantir economia e comodidade", aconselha.
A maioria da população pré-supõe que a oportunidade para economizar seja escassa em lojas de materiais de construção e home centers, sobretudo, quando se trata de obras de pequeno e médio porte. Mas, na verdade, com pesquisa e planejamento dá para economizar muito, especialmente nos materiais de acabamento, ainda mais quando o cliente pode contar com profissionais especializados para orientar no processo de compras, como no caso das lojas da BR Home Centers", sugere Valsemir.
Uma dica importante dada pelo especialista é ir comprando o material de acordo com a conclusão de cada fase da reforma. Um exemplo desse tipo de procedimento é comprar os materiais para realizar o forro do chão e, só depois, adquirir o material de acabamento do piso. "Assim, o cliente evita o desperdício e o risco de perder a validade dos materiais", completa o Designer de Interiores.
Para não se atrapalhar durante os reparos, é importante também seguir um roteiro, com prazos e quantidade de material para cada tarefa. Além disso, como a época mais propícia para as reformas é o final do ano, é importante prestar atenção especial nas tintas e impermeabilizantes, já que o tempo chuvoso chega junto com o 13º salário. Quem tem animais ou crianças em casa, também pode optar pelas tintas laváveis, já que a arte dos pequenos não para, faça chuva ou sol.