IntegraTur busca fortalecer turismo regional no Sul de Santa Catarina
Na intenção de impulsionar o turismo regional e ampliar a integração entre municípios, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) apresentou, em 8 de setembro, o projeto IntegraTur. A iniciativa foi desenvolvida pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e tem como foco aproximar os territórios por meio de roteiros colaborativos e ações conjuntas, fomentando o desenvolvimento econômico e social.
A assinatura do contrato ocorreu em Criciúma, reunindo os 12 prefeitos que compõem a Amrec. O encontro foi marcado por otimismo e reforço da importância da união. O presidente da associação e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, destacou que "com a integração, poderemos prolongar a permanência dos turistas na região, o que trará grandes resultados para todos. É preciso que as cidades falem a mesma língua e atuem de forma integrada. Isso será muito positivo, porque muitos de nossos municípios não conseguem manter o turista por mais de um dia. Com a integração, poderemos direcionar visitantes de um município para o outro, prolongando sua permanência na região".
Turismo integrado na prática
O IntegraTur será implantado em três etapas. A primeira, com início em outubro de 2025, reúne Urussanga, Orleans, Lauro Müller e Treviso. Em fevereiro de 2026, entram Nova Veneza, Siderópolis, Cocal do Sul e novamente Urussanga. Já o último módulo, previsto para junho do mesmo ano, abrange Forquilhinha, Criciúma, Içara e Balneário Rincão. Além da criação de roteiros, o projeto inclui capacitações para profissionais que lidam diretamente com visitantes, como motoristas de aplicativo, recepcionistas e trabalhadores da gastronomia.
No pé da Serra do Rio do Rastro, Lauro Müller se destaca como um dos municípios engajados no projeto. Reconhecido por sua natureza exuberante e tradições, o local oferece cânions, grutas, cachoeiras e montanhas que atraem turistas de diferentes regiões. Fundada em 1957, a cidade também aposta na preservação de sua história. Em parceria com a marca Recreio, referência nacional em conteúdo infantojuvenil, a atual administração prepara um livro sobre a trajetória local, que será distribuído a estudantes da rede municipal.
Além disso, novos projetos de infraestrutura turística estão em pauta. Entre eles, a implementação de um bondinho na Serra do Rio do Rastro, que poderá ampliar a experiência de visitantes e reforçar o município como destino turístico de destaque.
Em entrevista, o prefeito Valdir Fontanella enfatizou a relevância de integrar o turismo com a valorização da memória local. O secretário de Turismo, Ranieri Godinho, também destacou iniciativas em andamento e a necessidade de aproximar a população de sua própria história, fortalecendo o sentimento de pertencimento.