Do medo à consagração

Amizade com Fidel Castro

De 2003 a 2010, Lula fez quatro viagens oficiais a Cuba, nas quais assinou acordos comerciais e estreitou os laços de amizade com o líder da revolução cubana, Fidel Castro. No período, o presidente brasileiro tornou-se, ao lado de Hugo Chávez, um dos principais defensores do fim do embargo econômico à ilha.

Lula e Fidel se conheceram em 1980, na Nicarágua, no primeiro aniversário da revolução sandinista. Ao longo da década, quando era líder sindical, Lula visitou Cuba por diversas vezes, assim como em 1989, quando disputava as eleições à Presidência pela primeira vez. Em 1995, foi a vez de Lula receber Fidel em sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), um ano após a derrota para Fernando Henrique Cardoso.

A admiração de Fidel por Lula pode ser medida na posse do presidente brasileiro, em 2003. O líder cubano, que raramente sai de seu país no dia primeiro de janeiro - data em que é comemorado o aniversário da Revolução Cubana -, passou os 45 minutos do discurso de Lula em Brasília sublinhando o texto previamente distribuído às autoridades.

Crédito: Divulgação
Crédito: Ricardo Stuckert/Presidência/Divulgação

Terra