Infiltração no dique do Sarandi causa vazamento e gera apreensão na Zona Norte da Capital
A água começou a vazar pela estrutura, gerando preocupação com o risco de alagamentos
Na tarde desta quarta-feira (25), moradores da Vila Nova Brasília, no bairro Sarandi, em Porto Alegre, ficaram em alerta após o surgimento de infiltrações no dique que protege a região. A água começou a vazar pela estrutura, gerando preocupação com o risco de alagamentos e exigindo uma resposta imediata do poder público.
O prefeito Sebastião Melo se deslocou até o local para acompanhar a situação e, antes disso, voltou a criticar a decisão judicial que suspendeu as obras de reforço nos diques da cidade. Segundo ele, a retomada das intervenções será ordenada assim que o nível do Rio Gravataí voltar ao normal.
A Prefeitura de Porto Alegre já solicitou por três vezes a revisão da decisão na Justiça, sem sucesso. Diante do impasse, Melo encaminhou à Procuradoria-Geral do Município (PGM) a elaboração de um despacho que permita a retomada imediata dos trabalhos, mesmo sem aval judicial.
O documento será assinado exclusivamente pelo prefeito, de modo a isentar secretários e assessores de qualquer responsabilização legal. A medida, caso concretizada, poderá expor o chefe do Executivo municipal a um processo por desobediência, previsto no Código Penal, com pena de 15 dias a seis meses de detenção, além de multa.