Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Incêndio em bar mata 27 pessoas e deixa mais de 70 feridos em Bangcoc

13 jul 2026 - 07h52
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Maior parte das mortes ocorreu por inalação de fumaça, segundo autoridades, e 25 estão em estado crítico. Fogo pode ter começado próximo ao palco, onde uma banda se apresentava.Um incêndio num bar em Bangcoc, Tailândia, matou ao menos 27 pessoas e deixou mais de 70 feridos, dos quais 25 estão hospitalizados em estado crítico, durante a madrugada desta segunda-feira (13/07), segundo autoridades.

A polícia investiga as causas do incidente e possível negligência na obstrução das saídas de emergência.

Vídeos mostram fumaça espessa saindo da entrada do bar, enquanto pessoas correm para fugir do local, por volta da meia-noite no horário local (19h em Brasília). Momentos depois, rajadas intensas de fogo são vistas saindo pela porta da frente do bar.

"A maioria das pessoas correu para os fundos do estabelecimento e não havia sinalização clara para a saída de emergência", disse o primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, que foi ao local.

Segundo o governador de Bangcoc, Chadchart Sittipunt, a maior parte das mortes ocorreu por inalação de fumaça, e as autoridades ainda trabalham para identificar os corpos das vítimas, já que a maioria não estava com documento de identificação.

O bar Rong Beer Na Lat Phrao, onde aconteceu o incêndio, fica numa região movimentada do norte de Bangcoc, próxima de outros vários bares que ficam cheios durante os finais de semana.

O estabelecimento tinha uma licença para operar como restaurante e local para apresentação de música ao vivo. Uma inspeção concluída em abril deste ano não identificou problemas no local.

Incêndio pode ter começado no palco

De acordo com os relatos dos sobreviventes, o fogo pode ter começado próximo ao palco, onde uma banda se apresentava, e se espalhado rapidamente, forçando as pessoas a correrem para os fundos.

Os poucos que saíram pela porta da frente apresentavam queimaduras, segundo o relato de um dos primeiros bombeiros a chegar ao local.

A administração municipal avaliou que um curto-circuito elétrico no ar-condicionado pode ter sido a causa inicial do incêndio. Enquanto isso, a polícia identificou possíveis problemas com as saídas de emergência, sobrecarga na fiação e uso de material inflamável para melhora da acústica no local.

"A polícia estabeleceu negligência como a teoria inicial para guiar a investigação", disse o chefe da Polícia Nacional, Kittiratt Phanphet.

Segundo o governador de Bangcoc, havia duas saídas de emergência no bar: a localizada na cozinha estava obstruída com caixas de cerveja, e a outra, com mesas.

"Pelo que pude escutar das pessoas que estavam no bar, quando o incêndio começou, tudo ficou escuro. A luz acabou e havia fumaça por todos os lados, então eles não conseguiam localizar as outras pessoas", disse a cantora Sukanya Wongwongwai à agência Associated Press. Ela se apresentava num bar na região quando soube do incêndio. Um de seus colegas de banda morreu no incidente.

O ministro tailandês da Justiça, Triyarith Temahivong, prometeu 300 mil baht (cerca de R$ 45 mil) para a família de cada uma das vítimas e até 80 mil baht (cerca de R$ 12,2 mil) para custear o tratamento médico de cada ferido.

Histórico de incêndios no país

A Tailândia tem um histórico de conduzir inspeções de incêndio, mas problemas na condução dos protocolos.

Ao menos 13 pessoas morreram num incêndio numa boate em Chonburi, no leste do país, em 2022.

Em 2009, 65 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridos num incêndio durante uma festa de ano novo também em Bangkok, onde as autoridade determinaram que corrupção e brechas de segurança foram fatores centrais para o incidente.

js/as (Reuters, AP, AFP)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra