IML de Santos retoma necropsias após paralisação
A partir desta segunda-feira (18), o Instituto Médico Legal (IML) de Santos-SP volta a realizar os serviços de necropsia. A confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP), ao deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), que vinha cobrando providências desde o início do mês.
As atividades estavam suspensas e vinham sendo executadas de forma emergencial em Praia Grande, cidade vizinha. A medida provisória gerou transtornos a familiares que aguardavam a liberação de corpos. O parlamentar argumentou diretamente com Derrite sobre a importância de manter o funcionamento da unidade em Santos.
O IML santista, localizado na rua Bernardo Browne, número 122, no bairro Estuário, passou por reformas nos exaustores e na câmara fria, essenciais para a realização dos procedimentos. Inaugurado em 2024, o local atende toda a Baixada Santista e é peça-chave na análise de corpos, identificando causas de morte e verificando indícios de doenças ou lesões. A estrutura substitui a antiga sede do Saboó, desativada em 2020 por problemas físicos.
Retomada do IML em Santos beneficia a Baixada Santista
Além da reabertura, Coimbra pediu à Superintendência de Polícia Técnico-Científica uma avaliação técnica dos equipamentos recém-reformados, para garantir o pleno funcionamento da unidade e evitar falhas no atendimento à população.
"Santos é 'a capital' da Baixada Santista. A população não pode depender apenas do IML da Praia Grande, pois é caminho distante - são quase 32 quilômetros a serem percorridos. Logo, ocorre demora na avaliação dos corpos, na liberação. Isso prejudica famílias inteiras enlutadas e que estão às voltas com as últimas homenagens ao ente querido. Fico satisfeito pelo fato de o Estado ter tido sensibilidade em entender a demanda e retomar das atividades do IML em Santos", comemora Coimbra.
A paralisação temporária do IML foi alvo de críticas na Câmara Municipal de Santos. O tema dominou os debates ao longo de agosto e mobilizou o vereador Allison Sales (PL), que articulou com o deputado estadual pela reabertura imediata da unidade. Ele também acompanhou os reparos nos equipamentos.
"É elogiável o empenho do deputado (Tenente) Coimbra e sua influência junto ao secretário (Guilherme) Derrite. Esse anúncio significa, na prática, que familiares de vítimas de mortes violentas e fora dos hospitais não enfrentarão mais dificuldades para sepultar seus entes queridos. Essa é mais uma vitória do povo santista e dos parlamentares que lutaram por este direito", opina.
Ver essa foto no Instagram