Ideias de como usar o bordado na decoração
Durante muito tempo, o bordado foi tido como uma prática artesanal retrógrada. Sendo feita tanto manualmente, como por máquinas, os trabalhos, ainda que belos, se limitavam a algumas temáticas com cozinha, bebês, flores, nomes e entre outras.
Claro que, por o bordado se tratar de artesanato, não existe uma restrição de temas, porém somente de alguns anos para cá foi que essa prática se tornou mais abrangente, sendo relacionadas a praticamente qualquer temática, tendo desenhos abstratos modernos, frases, representação de memes, logos de marcas famosas, entretenimento e etc.
Esse "novo bordado" deu uma nova roupagem para a prática, aumentando também o público, sendo hoje um item de decoração para praticamente quaisquer locais e também para todas as idades. Para os mais diferentes ambientes, hoje há bordados que combinam perfeitamente com temas modernos.
As muitas opções de itens bordados
E a melhor parte dos bordados é que eles podem ter inúmeras formas, explorando qualquer assunto, combinando com tudo.
Com ideia para isso, as peças de bordado são o primeiro caminho a se escolher de como decorar um ambiente. E essas peças podem ser:
• Lençóis;
• Fronhas;
• Capas de almofadas;
• Capas para sofás, cadeiras e poltronas;
• Toalhas para mesa;
• Base para inúmeros enfeites como vasos, abajures, cinzeiros, etc.;
• Quadros e quadrinhos de parede;
• Quadrinhos de mesa.
Essa lista de sugestões, no entanto, não significa que não se pode ter novas ideias. A grande característica do bordado e a soma da técnica (para construir a peça) e a criatividade, para se dar vida a uma ideia.
Onde utilizar o bordado
E esses itens podem ser utilizados em combinação com outros elementos da casa ou do escritório, dando mais personalidade para o ambiente, como por exemplo: bordados que conversem com o papel de parede, carpete, estofados, plantas, móveis e tantas outras possibilidades.
Mais do que uma decoração doméstica, o bordado também pode marcar presença nos ambientes comerciais. O segredo, novamente, é saber fazer com que os desenhos e as cores estejam alinhados com o local. Um exemplo: se for um escritório de turismo, é possível utilizar bordados usando desenhos como mapas de países, bandeiras e palavras nos idiomas diversos. Porém, se for um local de público infantil, desenhos graciosos e coloridos darão o clima certo.
Quero começar a fazer bordado, por onde começar?
Se a sua ideia é começar a bordar, deve se preocupar, claro, em saber como fazer isso. Uma excelente opção é recorrer a uma das lojas mais tradicionais do segmento. Trata-se do Rei do Armarinho, uma loja que possui a unidade física localizada na região da 25 de março, na cidade de São Paulo e também oferece todos os seus produtos por meio da facilidade da loja virtual. Tudo o que uma pessoa precisa para começar a bordar pode ser encontrado na loja.
Sobre o Rei do Armarinho
A empresa, que atua desde 1926 no mercado, está situada num dos principais polos do segmento, localizado na região da 25 de março, na cidade de São Paulo. O Rei do Armarinho também disponibiliza todo o seu portfólio através de sua loja virtual, que pode ser acessada através do endereço reidoarmarinho.com.br. São inúmeros produtos voltados para artesanato, artigos para festa, embalagens, patchwork e uma seção especialmente dedicada a decoração natalina, como Árvore de natal e muito mais.