PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Brasileiros relatam espera na fronteira com o Egito para deixar Gaza

Após mais de um mês de conflito, grupo de 33 brasileiros foi autorizado a sair; expectativa é de que eles cheguem ao Brasil no domingo

10 nov 2023 - 07h14
(atualizado às 09h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Hasan Rabee posta foto na fronteira com o Egito
Hasan Rabee posta foto na fronteira com o Egito
Foto: Reprodução/Instagram Hasan Rabee

Após cerca de um mês de espera, um grupo de 33 brasileiros e familiares foi autorizado a sair e se encontra na fronteira com o Egito para deixar a Faixa de Gaza. O brasileiro com dupla nacionalidade, Hasan Rabee, e sua família estão na fronteira e fazem parte dos estrangeiros que devem sair. Desde o início do conflito ele faz relatos diários ao Terra sobre a situação desumana a que estão submetidos.

Ele relatou que esperam a chega de uma ambulância com feridos, que terá prioridade para sair. Em seguida, poderão deixar o local.

"Até esse momento, meio dia [horário de Gaza], a fronteira está fechada. As ambulâncias nem chegaram ainda para trazer os feridos. Sem entrarem os feridos, ninguém pode viajar. Tem que entrar [no Egito] os feridos primeiro, chegarem do norte da Faixa de Gaza, pegar autorização de Israel, ser revistado. Depois de tudo isso a fronteira vai ser aberta [para os estrangeiros]", disse Hasan.

Brasileiros recebem autorização para deixar Gaza e aguardam para cruzar a fronteira com o Egito:

O nome de Rabee e de sua família constam na lista de estrangeiros que devem deixar a região nesta sexta e eles estão em frente aos portões da fronteira, em Rafah, e aguardam trâmite burocráticos para poderem deixar o local. A lista com 587 estrangeiros, tem um nome a menos do que os 34 brasileiros que o Itamaraty informou que tinham interesse em voltar a Brasil.

De acordo com o Itamaraty, "o grupo de brasileiros e familiares que estava retido em Gaza já se encontra no posto fronteiriço de Rafah, desde as 7 da manhã, hora local (2h no horário de Brasília), à espera de chamada para os trâmites  necessários para a entrada no Egito, e posterior repatriação para o Brasil".

O Itamaraty organizou uma operação de resgate com ônibus para retirar os brasileiros e os levarem até o aeroporto de El Arish, cerca de 50 km de Rafah. Ali vão embarcar no avião presidencial que já está no Egito. Pare retornar ao Brasil, a aeronave fará escalas no Cairo, Roma, Las Palmas, Recife antes de chegar em Brasília, no domingo, 12.

Há uma equipe médica no voo da Força Aérea Brasileira para dar assistência aos brasileiros que retornarão.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade