Gravataí lidera ranking estadual de atividades que impactam na melhoria da qualidade de vida de estudantes e familiares
De janeiro a junho de 2025, ao menos 2.615 ações foram realizadas
Alimentação saudável, promoção da atividade física, saúde bucal, vacinação e orientações de prevenção contra a dengue. Esses são apenas alguns dos tópicos trabalhados no Programa Saúde na Escola (PSE), uma ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed) que busca integrar e articular ações entre unidades de saúde e instituições de ensino municipais. De janeiro a junho de 2025, ao menos 2.615 ações foram realizadas, número que colocou Gravataí no topo dos municípios do Rio Grande do Sul como cidade que mais promoveu atividades do tipo no período.
"Esse alinhamento entre saúde e educação é fundamental para atingirmos índices tão positivos em ambas as pastas. Neste ano, continuamos com diversas temáticas sendo contempladas, a fim de compartilharmos conhecimentos, saberes e experiências entre as secretarias", destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A secretária municipal da Educação, Aurelise Braun, reitera a importância e o impacto das ações para os alunos e seus familiares. "O trabalho e a sinergia entre as escolas municipais e os serviços de saúde são essenciais para o avanço da nossa rede e da sociedade como um todo", complementa.
O PSE tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as atividades na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, também são trabalhados tópicos como promoção da cultura da paz, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, práticas corporais e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
Desta forma, as ações do PSE proporcionam melhoria na qualidade de vida para estudantes e suas famílias, tendo em vista que os alunos são multiplicadores das ações com seus pais e responsáveis, levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as residências. As formações são voltadas aos profissionais de saúde e a orientadores, professores e diretores das instituições de ensino.
Além das ações nas escolas, as secretarias possuem formações voltadas aos profissionais de saúde e a orientadores, professores e diretores das instituições de ensino, nas quais são discutidas temáticas levadas para dentro das salas de aula.
Confira os 10 municípios do Rio Grande do Sul com mais ações do PSE realizadas no primeiro semestre de 2025
Gravataí - 2.615
Porto Alegre - 1.341
Canoas - 1.121
Caxias do Sul - 910
Cerro Grande do Sul - 732
Novo Hamburgo - 723
Rio Grande - 710
Sapucaia do Sul - 653
Santa Maria - 585
Passo Fundo - 534
Texto: Gabriel Muniz