Globo tem transmissão barrada pela Fórmula 1? Saiba mais
O novo cronograma de transmissões da Fórmula 1 na Globo tem sofrido ajustes constantes enquanto a emissora encontra um novo ritmo para receber a categoria em sua programação. Após ter anunciado que iria transmitir parte das sessões da pré-temporada ao vivo, o grupo televisivo teve que voltar atrás na sua decisão.
A mudança ocorre ao mesmo tempo que a temporada de 2026 começa a ganhar forma. No momento, as equipes se preparam para os primeiros testes oficiais no Bahrein, etapa que deve revelar ao mundo todo como está o desenvolvimento dos carros antes do início do campeonato.
Entenda a mudança na programação da Globo
Os testes oficiais de pré-temporada da Fórmula 1 serão realizados no circuito de Sakhir, no Bahrein, em duas fases: de 11 a 13 de fevereiro e, depois, entre os dias 28 e 20 do mesmo mês. As equipes terão seis dias de pista livre, com sessões mais longas para coleta de dados, ajustes aerodinâmicos e simulações de corrida.
A Globo, como foi anunciado, planejava transmitir integralmente as atividades, porém a Fórmula One Management (FOM) alterou a liberação das imagens internacionais. Então, a entidade determinou que, durante os primeiros dias de teste, as imagens só estariam disponíveis ao público a partir do meio-dia, no horário de Brasília.
O Bahrein está seis horas à frente do Brasil, de forma que boa parte da atividade matinal, considerada estratégica pelas equipes, não será transmitida ao vivo para o público brasileiro. A decisão da FOM, no entanto, obrigou a Globo a revisar sua grade.
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a transmissão no Sportv 3 irá começar às 11h45 no horário de Brasília. Durante a primeira parte dos testes, apenas a última hora de pista aberta será exibida ao vivo para o público. Bruno Fonseca será responsável pela narração, com comentários de Christian Fittipaldi, Felipe Giaffone e Rafael Lopes.
Já na segunda semana, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a cobertura deve ser mais ampla. Com oito horas completas de atividades previstas na transmissão, apesar de a programação detalhada da F1TV ainda não ter sido divulgada. Mesmo assim, a Globo confirmou que irá exibir um bloco fixo das 9h às 13h.
A emissora também fez questão de reforçar que a limitação da transmissão não partiu de decisão editorial interna, mas das regras impostas pela categoria, que controla a geração e a distribuição das imagens internacionalmente.
Ver essa foto no Instagram