Globo encerra contrato com Stock Car após 26 anos
Após adquirir os direitos de transmissão da Fórmula 1, categoria de elite do automobilismo mundial, a Globo decidiu não renovar o contrato com a Stock Car. A emissora exibia a competição desde 1999, mas optou por não seguir com o acordo. Essa informação foi confirmada pela Vicar, promotora da categoria, nesta terça-feira (10).
"Temos enorme respeito pela história que construímos com o Grupo Globo. Foram anos decisivos para a evolução da Stock Car como produto esportivo e de entretenimento. Encerramos este ciclo com gratidão e profissionalismo, e seguimos focados em levar o nosso campeonato ao maior número de fãs, com soluções cada vez mais modernas de distribuição e conteúdo", disse Lincoln Oliveira, CEO da Vicar.
Desde 2020, a Globo transmitia a categoria exclusivamente no Sportv, porém, com o fim do contrato, a Band será responsável pela exibição da corrida principal em TV aberta. Segundo a emissora, a classificação e a corrida sprint estarão disponíveis no Bandsports.
Enquanto a categoria afirma que "razões comerciais e de estratégia de grade" foram as principais motivações para o fim do contrato, o GRANDE PRÊMIO afirma que a principal causa seria a insatisfação da Globo com os constantes atrasos da programação dos sábados. Os adiamentos provocavam mudanças não planejadas na grade do Sportv.
Além das mudanças na programação do canal, as justificativas para os atrasos também causaram incômodo por serem consideradas "forçadas" pela emissora. Apesar dos atrasos no sábado, as transmissões de domingo, que também eram exibidas na Band, tinham raros problemas pontuais, o que indicou à Globo uma preferência da Stock Car pela TV aberta.
A Globo também analisou questões técnicas e esportivas da temporada 2025 da Stock Car, como falhas recorrentes nos carros e os problemas de segurança relacionados ao modelo SNG01. Segundo documentos da categoria, após vistorias prévias, foi determinado que "todos os carros não estavam aptos a iniciar as atividades de pista, pois apresentavam irregularidades que colocam em risco a segurança dos pilotos" em dez das 11 etapas da Stock Car em 2025.
O último contrato da Globo com a categoria incluía a transmissão ao vivo de todas as corridas da Stock Light ao vivo no Sportv.
Ver essa foto no Instagram