Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fundação Fenômenos anuncia os ganhadores do Demoday da 1ª Edição do Fenômenos Academy 2025

10 ago 2025 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Fundação Fenômenos, organização fundada por Ronaldo Nazário para combater desigualdades e fortalecer comunidades, anunciou os três projetos vencedores da 1ª edição do Fenômenos Academy 2025. O Instituto Zwanga Impacto Social, de Macapá (AP), ficou em primeiro lugar. Em seguida, foram premiadas a Associação Barraca da Amizade, de Fortaleza (CE), e a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Perdões e Região, de Minas Gerais.

Finalistas da 1ª edição do Fenômenos Academy 2025
Finalistas da 1ª edição do Fenômenos Academy 2025
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

O anúncio aconteceu no dia 30 de julho, na sede da Galapagos Capital, em São Paulo. Ronaldo Nazário e Celina Locks, presidente do conselho curador, participaram virtualmente. Ambos destacaram a importância das ações comunitárias apoiadas pelo programa.

"Quero parabenizá-los pelo excelente trabalho. Por todos os projetos que vocês atuam. Vocês são realmente nossos fenômenos e é motivo de orgulho para nós o dia de hoje e tudo que vocês fazem."

"Parabéns por chegarem tão longe. O propósito da Fundação Fenômenos é proporcionar ajuda para que vocês deem um salto maior na carreira de vocês."

Durante dois dias, dez organizações pré-selecionadas entre 200 inscritas participaram de treinamentos e imersões com foco no autoconhecimento. As atividades foram realizadas em parceria com o ID-X (Experiências de Desenvolvimento Interior), e incluíram apresentações de projetos para uma banca avaliadora com nomes como Diego Hypólito, Rafael Ferreira e Anderson Carlos Nogueira Oriente.

Academy capacita líderes comunitários

Patricia Viana, diretora-geral da Fundação Fenômenos, explicou que os participantes passaram por uma jornada de aprendizado e fortalecimento pessoal. "No primeiro dia, as dez lideranças passaram por uma experiência de desenvolvimento interno, explorando cinco dimensões: ser, pensar, relacionar, colaborar e agir. Nesse momento, resgataram a essência de suas ações sociais para, em seguida, apresentá-las à banca avaliadora em um formato de elevator pitch", contou.

Antes da apresentação, também participaram de workshops de storytelling, com foco em atrair investimentos. "Elas foram preparadas para vender suas iniciativas em seis minutos, em uma conversa de elevador mesmo, e conquistar os jurados", completou Patricia.

A cerimônia final contou com Rô Marks como mestre de cerimônia e teve palestras de especialistas como Bianca Monteiro e os artistas Renan Teles e Ramo. Representantes da edição anterior, como Elizabete Rocha, Wilson da Conceição e Felipe Vitor, também estiveram presentes. Daniele Hypólito, emocionada, agradeceu Ronaldo pelo apoio recebido no início da carreira esportiva.

Os convidados incluíram representantes da Farm Estúdio, MM18 Arquitetura, Grupo Perfil, Ilustre e Galeria Alma da Rua, entre outros.

Conheça os três projetos premiados

O Instituto Zwanga, do Amapá, promove empreendedorismo feminino com uso de matérias-primas da Amazônia. Rejane Soares, fundadora do projeto, celebrou o reconhecimento. "Nunca pensei que uma iniciativa do Norte do país pudesse estar entre os finalistas. Chegar até aqui é muito vitorioso, pois estamos representando uma grande parcela da população que são as mulheres pretas, as mulheres pretas da Amazônia e as mulheres pretas periféricas do Amapá", disse.

Ela adiantou que pretende montar uma costuraria para atender mulheres com experiência em corte e costura, mas sem estrutura para atuar. "Queremos montar a costuraria para atender mulheres que sabem costurar, mas não têm máquina própria. A ideia é usar esse espaço para capacitação e para promover a moda do Amapá", completou.

A Associação Barraca da Amizade, do Ceará, ficou em segundo lugar com um chatbot que oferece informações sobre ISTs, HIV e hepatites virais. Brendo Rodrigues, atual líder da ação, destacou o impacto do prêmio: "Agora conseguiremos contar com profissionais de desenvolvimento para ampliar e melhorar a Bri, nosso chatbot, que foi criada por mim com o apoio da inteligência artificial".

Em terceiro, a Associação dos Aposentados de Perdões (MG) foi reconhecida pelo trabalho com a população idosa. Jucilaine Wivaldo, representante da entidade, afirmou que o evento reforçou o valor do projeto. Ela revelou que os próximos passos envolvem a criação de um site e fortalecimento nas redes sociais para ampliar a captação de recursos.

As inscrições para a 2ª edição do Fenômenos Academy 2025 estão abertas até 13 de agosto. Interessados podem se inscrever gratuitamente pela landing page do programa.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade