PUBLICIDADE

Forte terremoto sacode a costa sul do México e deflagra alerta de tsunami

8 set 2017 - 02h51
(atualizado às 08h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Após tremor de magnitude 8.4, autoridades ordenam retirada imediata da população costeira por perigo de ondas gigantes. Alerta vale para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.Um terremoto de magnitude 8.4 foi registrado na costa sul do México às 23h49 (hora local, 04h49 GMT) desta quinta-feira. Os residentes foram ordenados a evacuar suas casas após um alerta de tsunami ser emitido para a região mexicana e países vizinhos.

O governo do México confirmou a morte de pelo menos cinco pessoas no estado de Chiapas em consequência do sismo.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu alerta de ondas gigantes que podem chegar a três metros para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador. Várias ilhas do Pacífico e também países da Ásia e Oceania, como Indonésia, Japão, China, Austrália e Nova Zelândia também podem ser afetados com ondas menores.

O epicentro do tremor ocorreu 137 quilômetros a sudoeste da cidade de Tonala, no estado de Chiapas, e a uma profundidade de 33 quilômetros. O sismo também foi sentido com força na Cidade do México, onde as pessoas correram às ruas quando os edifícios começaram a sacudir.

Várias réplicas do tremor principal foram sentidas logo após o primeiro sismo. A mais forte delas foi de magnitude 5.7.

Na Guatemala, o terremoto foi sentido com uma magnitude de 7,3 graus na escala Richter, informou o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh).

Este é o mais forte tremor no México desde o terremoto de 19 de setembro de 1985, que deixou milhares de mortos na capital mexicana.

FF/efe/dpa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade