PUBLICIDADE

Flávio Dino acompanhará presencialmente Força Nacional no RN

Ministro da Justiça e Segurança Pública chegou na noite deste domingo, 19, em Natal

19 mar 2023 - 22h17
(atualizado às 22h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Flávio Dino determinou abertura de inquérito pela PF
Flávio Dino determinou abertura de inquérito pela PF
Foto: Reuters / BBC News Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chegou ao Rio Grande do Norte, neste domingo, 19, para acompanhar os trabalhos da Força Nacional, que tentam cessar ataques de criminosos que incluíram tiroteios e veículos queimados. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas redes sociais.

O estado registra, desde terça-feira, 14, ataques em pelo menos 39 cidades, e por isso, mais de 600 agentes de segurança foram encaminhados para a região para controlar a situação.

De acordo com a pasta, Dino desembarcou por volta das 20h30, em Natal, e se juntará a outros membros do Ministério que já estão no local para alinhar novas ações e seguir combatendo a crise de segurança no estado. Na segunda-feira, 20, às 10h30, o ministro concederá uma coletiva de imprensa na sede da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

No sábado, 19, a governadora Fátima Bezerra anunciou, que as forças de segurança do Estado terão o reforço de 875 homens da Força Nacional e de praças da Polícia Militar de outros estados, como o Pará.

“Nós vamos continuar com os policiais nas ruas não só com as chamadas barreiras itinerantes, mas com as barreiras permanentes, ao mesmo tempo que iremos aprofundar os processos de apuração e de investigação em curso”, afirmou a governadora.

Com as investigações e trabalhos já realizados no RN, 111 suspeitos de atos criminosos foram presos. “Está havendo uma diminuição das ocorrências, portanto, é o momento para a gente intensificar essas medidas”, acrescentou.

O secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, avalia que já há uma tendência de volta à normalidade em Natal e no interior do estado, com as medidas tomadas até agora. 

“Nós temos visto um progresso como resultante das atuações dos governos estadual e federal, com o apoio de outros estados também, estamos conseguindo também, progressivamente, basta olhar os gráficos, que as ocorrências têm diminuído consideravelmente, de ontem para hoje foram contabilizadas três ocorrências”.

Além do secretário nacional de Segurança Pública, também chegou ao Rio Grande do Norte, na quinta, 16, o secretário nacional de Gestão Penitenciária, Rafael Velasco. Os policiais militares e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte se somaram aos integrantes da Força Nacional em vários pontos da cidade e em ações integradas para combater os últimos acontecimentos que assolaram o estado. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade