F1: Como foi o GP de Abu Dhabi? Saiba tudo!
A final da Fórmula 1 2025 emocionou fãs do esporte ao redor do mundo inteiro. Com três pilotos na disputa, o Grande Prêmio de Abu Dhabi consagrou Lando Norris como campeão mundial, apesar de Max Verstappen ter vencido a corrida. Essa foi a primeira vitória da McLaren após 17 anos sem um título no Mundial de Pilotos.
Em 2008, Lewis Hamilton foi o último a levantar o troféu com as cores do time de Woking, após a saída do heptacampeão da equipe, apenas pilotos da Red Bull e da Mercedes conquistaram a taça. A vitória de Norris termina as quatro temporadas de dominância, quase hemogenica, de Verstappen na Fórmula 1.
O circuito de Yas Marina, apesar de não permitir muitas disputas, foi palco de um grande jogo de xadrez entre a McLaren e a Red Bull. Enquanto a equipe inglesa dividiu as estratégias de seus pilotos, decidindo manter Oscar Piastri na pista por mais tempo, a rival austríaca apostou no talento de Verstappen.
Logo na largada, Piastri ultrapassou Norris e, apesar de ter sido contido por Verstappen, assegurou o segundo lugar no pódio. Durante as 58 voltas, a Red Bull se esforçou para reagir às decisões da McLare e tentou usar Yuki Tsunoda como escudo contra Norris, porém o plano não deu certo e o piloto foi punido em disputa.
Apesar disso, Max Verstappen teve uma das melhores performances do ano e, usando pneus duros novos, criou uma distância de 19s de Piastri para garantir que continuaria na liderança após o pit stop.
A dedicação da equipe e do tetracampeão, no entanto, não foram suficientes para evitar o triunfo de Norris, que conseguiu resistir às ameaças de Charles Leclerc e manteve a terceira posição, suficiente para garantir o título. Sua maior preocupação durante o grande prêmio foi afastar o monegasco nas voltas que levaram à bandeirada final.
Gabriel Bortoleto, representante do Brasil no grid, não conseguiu pontuar apesar de manter um ótimo desempenho durante a corrida. Após largar em sétimo lugar, o jovem piloto foi ultrapassado por Fernando Alonso e, no final da prova, Esteban Ocon, Oliver Bearman e Lance Stroll.
Depois de para na volta 16, o novato lutou por um espaço no top 40, mas perdeu posições no giro 40. O brasileiro, apesar disso, se beneficiou da punição sofrida por Oliver Bearman, que foi rebaixado de 12º a 11º, por direção errática.
A partir de agora, a Fórmula 1 inicia um período de três meses de férias e deve retornar para a temporada de 2026 em 8 de março, na Austrália.
Ver essa foto no Instagram