0

EUA não conseguirão interromper exportações de petróleo do Irã, diz chanceler a jornal

8 ago 2018
07h49
  • separator
  • 0
  • comentários

O plano dos Estados Unidos para reduzir as exportações de Petróleo do Irã não serão bem-sucedidos, disse o ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, nesta quarta-feira, segundo um jornal local.

Chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif 27/09/2017 REUTERS/Bria Webb
Chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif 27/09/2017 REUTERS/Bria Webb
Foto: Reuters

Autoridades norte-americanas têm dito nas últimas semanas que pretendem pressionar países a parar de importar o petróleo do Irã em uma tentativa de forçar Teerã a encerrar seus programas nuclear e de míssil e seu envolvimento em conflitos regionais na Síria e no Iraque.

"Se os norte-americanos querem manter essa ideia simplista e impossível em suas mentes, eles também devem saber suas consequências", disse Zarif ao jornal Iran. "Eles não podem pensar que o Irã não exportará petróleo e que outros irão exportar".

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, sugeriu no mês passado que o Irã poderia bloquear o Estreito de Hormuz, uma importante rota para o transporte de petróleo, se os Estados Unidos tentassem interromper as exportações de petróleo de Teerã.

O presidente norte-americano, Donald Trump, respondeu alertando que o Irã pode enfrentar sérias consequências se ameaçar os Estados Unidos.

"Os norte-americanos montaram uma sala de guerra contra o Irã", disse Zarif. "Nós não podemos ser arrastados a um confronto com os EUA ao cair na armadilha desta sala de guerra e jogar em um campo de batalha".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade