NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


CÚPULA DAS AMÉRICAS

Organização monta esquema de segurança
para evitar manifestações

Foto Reuters
Cerca separa manifestantes da área onde os líderes circularão (Reuters)

Quebec montou um forte esquema para garantir a segurança dos 34 governantes que participarão da III Cúpula das Américas, enquanto os manifestantes iniciavam seus protestos com uma espécie de piquenique e o ativista francês José Bové, tranformado no símbolo da luta contra a globalização, apelou para que se combatem com todos os meios - inclusive ilegais - os alimentos genéticos.

O perímetro de segurança, um muro de cimento e grades de ferro de três metros de altura e 3,8 quilômetros de comprimento que pretende evitar que os manifestantes se aproximem dos chefes de Estado e de Governo, começa a funcionar a partir de quinta-feira.

Até o final da cúpula, no domingo à noite, o muro isolará os hotéis e o Centro de Convenções onde estão os governantes, mas também restaurantes, igrejas e casas de milhares de quebequenses, que precisam de um passe especial para entrar ou sair da área, e que não poderão receber visitas durante a reunião.

As autoridades esperam em Quebec 10 mil manifestantes, a maioria dos quais prevê chegar quinta e sexta-feira. Mais de 6 mil policiais e 1.200 soldados, treinados especialmente e armados com balas de borracha, já patrulham as ruas da cidade. Sete jovens foram presos entre terça e quinta-feira na região de Quebec em posse de explosivos destinados supostamente a criar tumultos durante a cúpula.

Vários comércios, entre os quais a loja do McDonald's que fica no centro de Quebec, vão fechar durante estes dias, e foram colocadas telas de arame nas vitrinas para evitar danos. Uma barricada será erguida diante do McDonald's, e o cartaz luminoso será retirado.

volta

  
CAPA

Voltar

GALERIA DE FOTOS

Veja as imagens da Cúpula que decidirá o destino da Alca


CONFLITOS NO MUNDO

Manifestantes protestam contra a criação do novo bloco


ALCA

Entenda o bloco econômico


FIM DOS SUBSÍDIOS

Debate favorece países da América Latina


MAU NEGÓCIO?

Estudos mostram que acordo tarifário pode ser ruim


ALTERNATIVA EUROPÉIA

UE pode ser opção do Mercosul à Alca


BRASIL NO CANADÁ

FHC quer endurecer negociação sobre a Alca


OPOSIÇÃO NÃO QUER

Ingresso no bloco não é bem visto por oposicionistas


Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.